Colégio Integrado

Cursos Regulares

Proposta Pedagógica

Identificamos e trabalhamos as características individuais e o relacionamento interpessoal do aluno.
Buscamos ampliar seu conhecimento intelectual e emocional, oferecendo a ele um ambiente estimulante à aprendizagem que contribui para seu sucesso na vida.

Educação Infantil

Oferecemos atividades lúdicas que estimulam a curiosidade, a descoberta, o encantamento e o questionamento. Promovemos a interação com outras crianças nas brincadeiras, nas rodas de história, nos jogos corporais favorecendo o avanço da expressão gestual, verbal, plástica e da escrita. Buscamos o desenvolvimento motor, a autonomia das crianças no cuidado pessoal, na auto-organização e no bem viver com os colegas.

Ensino Fundamental – I (1° ao 5° ano)

O foco é a alfabetização e o pleno domínio da leitura, da escrita e dos cálculos matemáticos, seguidos da compreensão e aprendizagem dos valores e atitudes que fundamentam a boa convivência como respeito recíproco e solidariedade humana. Ensinamos os direitos humanos, a importância dos vínculos familiares, a diferença dos ambientes natural e social, sistema político, tecnologia, artes e cultura. Incentivamos o compromisso e a responsabilidade com a aprendizagem escolar.

Ensino Fundamental – II (6° ao 9° ano)

Estimulamos o aumento da autonomia e a importância dos compromissos escolares mantendo informações diárias sobre tarefas e ocorrências de forma online, permitindo aos familiares acompanharem a vida escolar dos seus filhos. Enfatizamos as atividades de pesquisa, de participação em debates e de troca de experiências. Oferecemos a vivência com experimentos práticos e a realização de tarefas e provas usando tablet e novas tecnologias de comunicação. Orientamos a uma convivência gentil, de aceitação e respeito com a identidade do outro e do uso do diálogo na superação dos conflitos escolares, além de projetos pedagógicos para o desenvolvimento de habilidades, atitudes, valores e emoções que constituem o comportamento ético e solidário.

Ensino Médio

São objetivos dessa etapa do aprendizado a consolidação, o aprofundamento e o aprimoramento da autonomia intelectual e da identidade cognitiva e sócio-afetiva, o pensamento crítico reflexivo e a formação ética. Proporcionamos aulas que integram e articulam ciência, tecnologia, meio ambiente e cultura, atividades educativas relacionadas com o mundo do trabalho, teoria e práticas experimentais e a promoção do desporto educacional e o apoio às práticas desportivas não formais. Exercitamos atividades pedagógicas que estimulam e orientam para o estudo e êxito nas provas externas como vestibulares e ENEM. Promovemos encontros e interatividade dos jovens com instituições de ensino superior, com profissionais de diferentes atuações e palestras informativas visando favorecer escolhas acadêmicas e profissionais.

Período Integral

O Período Integral é uma proposta de ensino na qual os alunos permanecem por dois turnos na escola. No período da manhã, com atividades diversificadas que proporcionam o bem-estar físico, afetivo social e intelectual das crianças. Além disso, proporciona aos pais, tranquilidade e segurança e no período da tarde, as aulas regulares da grade curricular de cada ciclo (Infantil e Fundamental I).

O período integral é uma tendência de ensino moderna e estimulada pelos tempos atuais. É uma forma da família oferecer qualidade de vida aos filhos.

A proposta é personalizada aos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, considerando a idade e necessidades especificas de cada grupo de alunos. Inclui uma rotina planejada e dinâmica, que possibilita o lazer, descanso, socialização, atividades lúdicas, desenvolvimento da autonomia, responsabilidade, respeito e compromisso para com os estudos. Todas as atividades são monitoradas por professores qualificados e seus respectivos auxiliares.

Conheça algumas atividades oferecidas no Período Integral

• Acompanhamento da lição de casa;
  • Pesquisas e trabalhos;
  • Apoio nos estudos para as avaliações;
  • Sessão de cinema;
  • Aulas de culinária;
  • Hora do conto;
  • Atividades lúdicas;
  • Gincanas;
  • Atividades esportivas;
  • Atividades artísticas;
  • Recreação;
  • Iniciação Musical

Além das atividades, o Colégio Integrado oferece almoço, com cardápio diversificado e elaborado por nutricionista, sempre informando os pais sobre o que será servido no mês.

Um dos principais diferenciais do nosso Período Integral está em seu regime de funcionamento, nossas atividades são paralisadas somente na semana de natal e ano novo, permanecendo por todo o mês de janeiro e julho. No período de férias escolares é montada uma programação especial e com várias atividades lúdicas, como: jogos, brincadeiras, artes e culinária.