Sistema Positivo de Ensino

Material Didático

O Colégio Integrado desde 1990 utiliza como material didático o Sistema Positivo de Ensino.

A escolha e a evolução desta parceria se deram por diversos fatores, tendo como destaque: A evolução e o índice de atualização do material anualmente, o apoio técnico e pedagógico em sua utilização, a capacitação contínua do corpo docente do Integrado os recursos tecnológicos disponíveis através da plataforma Positivo On e Avaliações, bem como a autonomia para trabalhar materiais complementares ao sistema didático e a metodologia de avaliação dos alunos.

Em 2019, o Colégio Integrado foi homenageado pelo Sistema Positivo pelos 30 anos de parceria, sendo uma das escolas referência na utilização do seu material didático para o estado de São Paulo e a região do ABCD. Estamos desde 2012 trabalhando na implantação do livro digital e da plataforma Positivo On utilizados regularmente nas atividades de casa e complementares em sala de aula, disponibilizando infraestrutura tecnológica de última geração , capacitando os professores a utilizarem tablets, notebooks e recursos multimídia em sala de aula.

O Sistema Positivo de Ensino é composto pela integração dos livros didáticos bimestrais e caderno de atividades que atendem desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, com orientações metodológicas específicas para cada ano do respectivo ciclo. Como material de apoio aos professores, os livros oferecem orientações didáticas aula a aula, plano de ação, resolução das atividades e programação anual dos conteúdos.

O Livro Didático Integrado é planejado e produzido no Centro de Pesquisas Positivo. Nesse espaço exclusivo para estudo e desenvolvimento dos materiais didáticos, há uma equipe com mais de 200 profissionais entre autores, professores, editores, analistas e pesquisadores das diferentes áreas de conhecimento, alguns com especialização, outros com mestrado e/ou doutorado –, que interage para a elaboração e o aperfeiçoamento dos Sistemas de Ensino, com base no que há de mais atual em cada área, levando em consideração as vivências e necessidades das Escolas Conveniadas.

Positivo On

As avaliações, atividades e trilhas são recursos pedagógicos previamente planejados e desenvolvidos para melhorar a performance de aprendizagem dos alunos. São importantes ferramentas para o processo de ensino, pois permitem que os alunos realizem exercícios, acessem conteúdos, façam atividades e testes de forma autônoma, ampliando o conhecimento para além do que é trabalhado em sala de aula. Para os professores, os recursos do Positivo On permitem acompanhar o desenvolvimento e participação dos alunos, através de relatórios e resultados gerados.