Vista ao Museu Afrobrasil – Ibirapuera

– Fundamental II e Ensino Médio

– 1º Bimenstre 2018

– Professores: Evandro (História) e William (Artes)

Motivado pelo tema “Africanidades”, que embasa a temática de trabalho de 2018, nós do Colégio Integrado Diadema fizemos uma atividade extraclasse no Museu AfroBrasil – Ibirapuera.

De acordo com a lei 10639/03 o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira torna-se obrigatório no ensino fundamental e médio.

O Museu AfroBrasil traz uma outra perspectiva da cultura africana e afro-brasileira, destacando as comemorações e festividades, religiosidade e a formação da sociedade brasileira enquanto fusão cultural de índios, africanos e portugueses. No sentido histórico o museu possui um rico acervo no que se refere ao Brasil colonial e economia açucareira, além de vasto referencial sobre os costumes e cotidiano da população africana no Brasil.

O objetivo da visita era oferecer aos alunos recursos para que possam entender o processo de formação cultural da sociedade brasileira, as relações históricas que circundam esse panorama cultural e a as conseqüências sociológicas que são resultado desse processo histórico.