PROJETOS DESENVOLVIDOS PARA A MOSTRA CULTURAL-  2016

EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL I

Objetivo: Os projetos aplicados aos alunos proporcionaram a realização de atividades diferentes daquelas feitas rotineiramente, complementaram o trabalho com a apostila e  criaram situações de aprendizagem visando o  desenvolvimento de  outras habilidades motoras, conceituais, afetivas e atitudinais.

Educação Infantil

Infantil I – Os animais do sítio e os alimentos que consumimos vindos destes animais como leite, ovos e carne.Além dos trabalhos feito com os alunos, a professora realizou oficina com pais para a confecção de bichinhos de tecido que servissem para contar histórias e para brincarem, desenvolveu atividades de estímulo à alimentação com receitinhas fáceis e saborosas, contação de histórias com reprodução de habitats destes animais  e muita música para cantar, dançar e brincar.

Infantil II – As plantinhas que podemos usar na nossa alimentação.Dentre as atividades propostas, incluía o plantio de uma pequena horta suspensa reutilizando materiais descartados como garrafas PETs e Palets,  a realização de oficinas de culinária visando conhecer novos sabores em receitas simples preparadas com legumes e folhas, roda cantada e de histórias e o cultivo de uma hortaliça para presentear os pais e estimular uma refeição com saladinha.

Infantil III – A água como fonte da vida. O projeto incluiu roda de história, estudo  sobre a quantidade de água no corpo humano e na natureza,conheceram sobre a formação do ciclo da água, construíram um filtro para saberem sobre os processos de filtragem da água, aprenderam sobre as frutas e legumes ricos em água e a realizaram  uma oficina para a  confecção de um  boneco ecológico que foi ofertados aos pais dos alunos.

Fundamental I

1º anos – O corpo humano, suas necessidades e possibilidades. As atividades incluíram orientação sobre a higiene corporal, asseio com as roupas e cuidados com os objetos pessoais, a importância de cuidar da saúde do corpo e de ter uma alimentação saudável.  Aprenderam a fazer tarefas com a privação de um órgão, bem como a importância de se respeitar as pessoas portadoras de deficiências,  desenvolveram atividades práticas de escovação, identificaram os produtos de higiene recomendado para a higiene corporal e bucal, participaram de oficinas visando estimular refeições mais saudáveis, brincaram e jogaram em atividades desafiadoras em que deveriam realizá-las com a boca, com apenas uma mão ou com os pés.

2º anos – Brincadeira vai, brincadeira vem. Eu viajo e você também. Um projeto pensado para resgatar as brincadeiras tradicionais através de oficinas para confecção de brinquedos presentes na infância dos pais, rodas cantadas,brincaram com jogos de rua e de mesa,  vivenciaram brincadeiras entre pais e filhos dirigidas pelas professoras além da oficina onde os alunos confeccionaram um brinquedo/móbile para doação ao abrigo infantil Mãos Pequenas.

3º anos – O dinheiro e o trabalho. As atividades planejadas incluíram estudar e pesquisar em sites, videotecas e livros a história do dinheiro e do trabalho na sociedade. Desenvolveram desafios de comprarem e venderem para saber sobre valor real, desconto, impostos e como economizar nas compras, visitaram e compraram seu próprio lanche no supermercado para aplicarem o conhecimento sobre preço, desconto e quantidade/peso do produto, fizeram sua lancheira em casa priorizando alimentos saudáveis e compararam os valores gastos com produtos industrializados e os feitos em casa, além da participação numa campanha para doação de brinquedos.

4º anos – Gerenciando emoções. O estudo contemplou a leitura de títulos que permitiram a reflexão e a valorização dos valores nas relações diárias, confeccionaram um varal de recados estimulando a gentileza e carinho entre alunos e alunos  e com os seus familiares, registraram desejos e memórias para compor uma cápsula do tempo com recadinho para si próprio, participaram de oficina de brinquedos confeccionando um avião com pregadores de roupa para posterior troca  na brincadeira do amigo secreto, desenvolveram oficina com os pais para confecção do boneco do sentimento e do travesseiro tranquilizante, ambas ferramentas para estimularem os alunos a terem controle da raiva ou irritabilidade.

5º anos – Amor a si, amor ao outro – gentileza gerando gentileza. Atividades planejadas para estimular os alunos a terem auto cuidado, a zelarem pela aparência e a terem atitudes sociais respeitosas e educadas; estudaram sobre atitudes simples e cotidianas com o próximo e com o ambiente que contribuem para a criação de relações afetivas. Pesquisas, leituras, vídeos, rodas de conversa, músicas, oficinas foram as estratégias usadas pelas professoras para a criação da campanha de gentileza com os  vizinhos e colaboradores, para o desenvolvimento da  campanha de compra de frutas  em prol das crianças  do abrigo Lar São José e para a preparação do café da tarde especial oferecido aos colaboradores  responsáveis pela limpeza dos ambientes escolares usados pelos alunos.