Período de realização: Março/Abril 2015

Responsáveis: Profº. Victor Hugo (Física)

Participantes: 3ºs anos I e II (Ensino Médio)

Objetivo: desenvolver habilidades manuais, estimulando o raciocínio, trabalho em equipe, colocando em prática princípios teóricos da física e matemática, essenciais para formação do estudante durante o Ensino Médio.

Descrição: Para compor o cenário do Espetáculo De repente, 30!, o Profº. Victor Hugo e os alunos dos 3ºs anos I e II do Ensino Médio, desenvolveram o projeto de construção de uma Ferrari: o esportivo vermelho é uma réplica do carro usado no famoso filme de 1986 “Curtindo a Vida Adoidado”.

Durante todo o processo de construção, os alunos utilizaram conceitos chaves sobre princípios geométricos e cuidados estruturais, aplicaram os conceitos fundamentais de engenharia estrutural: principais forças mecânicas, carga, reação, centro de massa, equilíbrio, tração, resistência de materiais, pressão e compressão, sistema de medidas. Exploraram também a função de cada cálculo para que o carro tivesse o peso necessário estabelecido e articularam técnicas de construção especiais apropriadas para o tipo de material.

Link:https://www.youtube.com/watch?v=0iWsgoMQLrc(trecho do filme em que mostra a Ferrari).