A palestra “Perspectivas Profissionais para a Juventude”, ministrada pelo consultor de negócios Paulo Aquino teve como objetivo orientar os alunos sobre sua escolha profissional, abordando diversas questões como:

  • Orientação familiar sobre o projeto de vida dos seus filhos;
  • A preferência no Brasil por profissionais formados no curso superior em relação ao tecnólogo no Ensino Médio;
  • Cursar o ensino médio regular concomitante com o curso técnico;
  • Ritmo acelerado de automação de atividades;
  • Desafios e oportunidades com o advento da AI – Inteligência Artificial;
  • Domínio de conhecimentos e habilidades que independem da área de trabalho escolhida;
  • Postura empreendedora seja num negócio próprio ou atuando como colaborador;
  • Oportunidades na Chamada “Revolução Industrial 5.0”

A palestra inicialmente pensada só para alunos dos 9ºs anos do Fundamental II e 1º ano do Ensino Médio foi tão relevante, que resolvemos estender o conteúdo e a troca de experiências com os pais dos 6ºs aos 3ºs anos do Ensino Médio no dia 18 de outubro.

Para enriquecer o nosso encontro com os pais, trouxemos a percepção dos alunos do 6º ao 9º ano do Fundamental-II, sobre o aprendizado e experiências das aulas de robótica, inseridas em nossa grade curricular, listaram mais de 30 habilidades que vão muito além dos conteúdos técnicos em física e matemática, tais como: resolução de problemas, raciocínio lógico, integração das disciplinas, e outras, citaram também, planejamento, empatia e superação nas relações e sentimentos, conceitos de inteligência emocional que tem papel fundamental nas relações interpessoais.

Dentro desse contexto o Integrado vem proporcionando aos alunos, desde a educação infantil, atividades com jogos que desenvolvem habilidades cognitivas e sócio-emocionais através do Programa Mente Inovadora da Mind Lab, passando pelas etapas de preparação autônoma com o auto-estudo através das plataformas de inglês, Positivo On e Mindzup.  Promovendo programas de vivencias de autoconhecimento para o mercado de trabalho através de orientação vocacional, parceria com universidades, preparatório para Enem e vestibulares, aulas de aprofundamento em assuntos da atualidade, participação em concursos e festivais de “atividades makers”, como o Festival de Robótica neste ano e Concurso Travessia organizado pela FEI – Faculdade de Engenharia Industrial pelo 5º ano consecutivo.

As trocas de informações entre o palestrante, educadores e os pais foram de altíssimo nível, partilhar das suas angustias e poder colaborar com essa etapa tão significativa da vida dos nossos alunos foi muito gratificante.