Atividade: Modalidades Esportivas.

Data de Realização: Março/2017

Responsáveis:

• Professoras: Ana Carla, Juliana Loriato e Ádria.

Participantes:

• Alunos do 1º ano I e II do Ensino Fundamental I.

Objetivo:

• Trabalhar modalidades esportivas que incentivam e contribuem para a formação dos alunos.

Descrições dos acontecimentos:

As Olimpíadas.

Os gregos foram os responsáveis por criar essa grande competição esportiva que teve início por volta de 776 anos A.C. Era um momento especial de festa.  Três meses antes de seu início, todas as guerras eram suspensas para dar tempo aos atletas e torcedores de se organizarem irem à sede da cidade onde aconteceria a Olimpíada.

Os jogos aconteciam a cada quatro anos e eram tão importantes que os gregos os usavam para marcar a passagem do tempo. Os primeiros jogos duravam só um dia e havia apenas uma prova: a corrida pela pista do estádio. O vencedor recebia um ramo de Oliveira pela participação. Com o passar do tempo, foram criadas mais modalidades e aumentaram para quatro dias de competições.

Atualmente, as Olimpíadas permanecem acontecendo a cada quatro anos, porém com várias modalidades esportivas. As professoras Juliana e Adria dos 1ºs anos do E.F., aproveitaram o conteúdo abordado na apostila para apresentar a história e colocarem prática durante algumas aulas de educação física as modalidades esportivas realizadas nas Olimpíadas.

Para isso,a professora de Educação Física trabalhou com as turmas individualmenteapresentação e explicação das regras básicas e um pouco de treino. Em seguida,as turmas foram agrupadas para uma grande e divertida competição.

Tem maneira mais gostosa de aprender as regras de um jogo que não seja praticando? Pois foi isso que essa galera fez com as  modalidades de lançamento de dardo e de disco e salto em distância. Na primeira, o objetivo era que os competidores lançassem os respectivos objetos para atingir ou se aproximar do alvo determinado. Já no salto em distância  o objetivo era o atleta  correr em uma pista para realizar o salto. Esse salto deveria ser iniciado antes da marca estabelecida, sendo o vencedor aquele que conseguisse alcançar a maior distância.

Para a atividade ficar ainda mais gostosa, as professoras confeccionou coroas simulando ramos de oliveiras para que cada um dos alunos recebesse ao final da competição, como acontecia na Grécia. Eles puderam por em prática tudo que haviam aprendido.  Os alunos competiram, divertiram-se bastante, torceram por seus colegas e exercitaram a colaboração, cooperação e respeito.

Observações:

• Na infância é essencial praticar esportes, as atividades auxiliam no desenvolvimento motor por meio de brincadeiras simples, como pular, correr, saltar, etc. É fundamental no desenvolvimento da coordenação motora, interação com outras crianças, já que promove o contato constante. Além disso, estimula novas amizades, respeito às outras pessoas, a convivência em grupo, a disciplina e o respeito à autoridade.

A prática de esportes, além de reduzir o risco de obesidade e outras questões relacionadas à saúde, auxilia no  desenvolvimento da auto-estima, proporciona um sentido de cooperação, qualidade de vida, tanto para a criança quanto para os responsáveis e ajuda muito  no bem-estar.

Links e contatos externos para mais informações:

Confira o vídeo: