Vem aí… Dia D – Escola Aberta – Sábado 29/09

Senhores Pais e Responsáveis, Dia 29/09 é o dia da BNCC na escola. Uma proposta do governo para apresentar aos pais as principais mudanças que esta lei propõe. Estamos preparando a feira da BNCC, onde os senhores, numa visita guiada, passarão por bancadas importantes no trabalho cotidiano com seu filho. Esperamos que os senhores esclareçam […]

4ª Oficina MindLab – 2017

Data da Realização: 07/03/2017 Atividade: 4ª Oficina MindLab – 2017 Responsável: Coordenadora e Professoras da Educação Infantil e Fundamental I Participantes: Alunos da Educação Infantil e Fundamental I Os jogos de raciocínio são recursos significativos que proporcionam situações de simulação da vida, espaços lúdicos para enfrentar desafios, levantar hipóteses, desenvolver estratégias de pensamento e outras […]

3ª Oficina MindLab

Data da Realização: 28/03/2016 Atividade: 3ª Oficina MindLab Responsável: Coordenadora e Professoras da Educação Infantil e Fundamental I Participantes: Alunos da Educação Infantil e Fundamental I Os jogos de raciocínio são recursos significativosque proporcionam situações de simulação da vida, espaços lúdicos para enfrentar desafios, levantar hipóteses, desenvolver estratégias de pensamento e outras habilidades necessárias para […]

Atividade Pedagógica – Oficina Mind Lab

Entre os dias 6 e 10 de Outubro aconteceu a primeira oficina Mind Lab promovida pelo Integrado. Esse evento teve como objetivo apresentar aos pais dos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I a implantação desse projeto no Colégio até o momento. As atividades se iniciaram com a palestra Futuro … é para lá […]

Jogo Damas Chinesas – Mind Lab

Data de realização: 14/04/2015

Responsáveis: Professoras Tatiana – 2ª ano Fundamental I

Participantes: Alunos do 2º Ano – Fundamental I

Objetivo: Desenvolver Noções de Cooperação, Orientação Espacial e Temporal

DESCRIÇÃO DOS ACONTECIMENTOS: Antes de iniciar as ações relacionadas as regras do jogo os alunos tiveram uma conversa sobre a importância do trabalho em equipe, tendo como exemplos os métodos utilizados pelas aves migratórias (onde todo o grupo tem que alcançar o objetivo comum e ajudar a todos), também foi explanado o método do semáforo (antes de agir, devemos pensar e refletir), um dos métodos primários e mais relevantes na metodologia Mind Lab.

 Na segunda etapa da atividade, para contextualizar a proposta do jogo de Damas Chinesas, foi contado para os alunos uma história (Exército Chinês), para que os alunos pudessem compreender as regras e objetivos que seriam trabalhados, depois conheceram o tapete de demonstração do jogo de damas (tabuleiro) e como deveriam movimentar as peças

 Observações: Após o jogo, a professora como mediadora do processo, trabalhou a experiência vivenciada pelos alunos à partir das regras aplicadas durante a partida e a respectiva transcendência, ou seja, como as jogadas e regras estavam associadas ao ambiente de sala de aula e aos colegas de classe e fora da escola, entre os alunos e seus respectivos familiares.

Durante a realização do jogo foi incrível a motivação e comprometimento dos alunos com as explicações a respeito do jogo, o respeito as regras e mais importante, a reflexão sobre os acontecimentos e sua aplicação no dia a dia. Essa prática da metodologia Mind Lab, como atividade complementar as ações de sala aula, tem resultado em alunos mais confiantes sobre a importância do aprendizado, seu significado e como tudo isso pode ser ainda mais prazeroso.

 Links para maiores informações:

http://www.em.com.br/app/noticia/tecnologia/2014/01/17/interna_tecnologia,488801/voo-de-passaros-com-formacao-em-v-e-estrategia-para-economizar-energia.shtml

https://pt.wikipedia.org/wiki/Damas_chinesas

https://www.youtube.com/watch?v=KO-_6UTfI5Y