Inteligência Emocional – Metodologia OPEE Educação

A Inteligência Emocional,  está no D.N.A. do Colégio Integrado, desde a sua fundação, a escola sempre teve atenção especial com as questões emocionais e comportamentais dos seus alunos, famílias e colaboradores.

Para aprimorarmos essas ações e alcançarmos maior envolvimento dos alunos e famílias, em 2014, iniciamos parceria com a Mind Lab, que  através dos seus diversos jogos, desenvolveu uma metodologia usada e testada no mundo inteiro, em que  através das experiências intensas e divertidas do brincar, os alunos aumentem sua capacidade de pensar estrategicamente, de planejar e tomar decisões lógicas e reflexivas, de resolver  problemas e ampliar  a comunicação verbal. Este trabalho com a Mind Lab e o Programa Mente Inovadora é ofertados aos alunos  da Educação Infantil e Fundamental I.

Em 2020, fechamos parceria com a OPEE EDUCAÇÃO – para implantação de sua metodologia denominada “Projeto de Vida e Atitude Empreendedora”, desenvolvida por Léo Fraiman, especialista em psicologia educacional, voltado aos alunos do Fundamental II e Ensino Médio.

Para esses alunos, as atividades  focam o fortalecimento da autoestima e o desenvolvimento de hábitos para  uma atitude positiva em relação  ao corpo e à   formação da identidade, o sentimento de pertencimento, a superação das dificuldades e o desenvolvimento da resiliência. Na educação financeira, as aulas estão planejadas para o desenvolvimento de  atitudes adequadas em relação ao uso do dinheiro, à  compreensão da situação financeira familiar e ao hábitos de consumo consciente e de doações.

O projeto também desenvolve temas relacionados à conhecer profissões, mercado de trabalho, com atitudes empreendedoras e empregabilidade, além da importância do preparar o jovem para pensar sobre seus  sonhos e metas. Um projeto especial para promover uma maior aproximação e união familiar.

Devido a pandemia, o projeto foi congelado durante os últimos 2 anos e será retomado no início de 2022, de forma presencial e aplicado por professores do Integrado.

Desta forma teremos através da Mind Lab e da OPEE Educacão, o desenvolvimento da inteligência emocional desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, o que já era considerado essencial com as mudanças propostas com a BNCC – Base Nacional Comum Curricular, se tornou ainda mais relevante, com o retorno dos alunos para a escola, pós pandemia.