Gênero textual – Conto e Fábula

4° Ano I – Professora Natália

Para trabalhar gênero textual, a professora Natália propôs aos alunos do 4º ano I a leitura da fábula “A Minhoca e a Serpente” (Fábulas de Escopo do material didático). No segundo momento separou os alunos em grupo e cada equipe ficou responsável por criar um conto coletivo baseado na história lida. A fábula criada necessariamente precisava conter uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão.

Após a produção dos textos, os mesmos foram digitados e fatiados. No desafio seguinte cada grupo “remontou” a história de outra equipe. Todos os textos precisavam ser organizados de maneira que começassem pela introdução, passassem pelo desenvolvimento e finalizasse com a conclusão da história.

Essa atividade proporcionou o aprimoramento do conteúdo trabalhado em sala de aula, possibilitando o trabalho em grupo com as trocas de ideias e principalmente a prática da produção do gênero textual.