Responsável: Victor Hugo -Professor de Física

 Participantes: 3ºs anos I e II do Ensino Médio

 Hora da Física! Você Sabia…

 Por que o interior de um veículo é o lugar mais seguro para estar durante uma chuva de raios?

Gaiola de Faraday

Uma Gaiola de Faraday é uma blindagem elétrica, ou seja, uma superfície condutora que envolve uma dada região do espaço e que pode, em certas situações, impedir a entrada de  perturbações produzidas por campos elétricos e ou eletromagnéticos externos.

Através do experimento da gaiola de Faraday conseguimos colocar em prática o conceito de blindagem eletrostática, ou seja, demonstrar que uma superfície condutora eletrizada possui campo elétrico nulo em seu interior. Essa estrutura protege instrumentos e/ou aparelhos muito sensíveis lá colocados, esclarecendo e corrigindo a tão frequente dúvida de por que o carro é o lugar mais seguro para estar durante uma “chuva de raios” e esclarecendo a erronia resposta… É por causa do pneu!

Os alunos dos 3ºs anos I e II puderam conferir essa experiência e comprovar ofato em uma aula preparada pelo professor de maneira prática e esclarecedora.

Observações: Michael Faraday foi um físico e químico britânico do século XIX, sendo considerado um dos cientistas mais influentes de todos os tempos. Os seus trabalhos mais conhecidos e influentes estão relacionados com a eletricidade e o magnetismo.

Gostou? Quer saber mais? Leia também:

http://www.futureng.pt/gaiola-de-faraday

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *