Responsáveis: Professores Juliana Ferreira, Simone e Tadeu – Fundamental I

Participantes: Alunos do 4º Anos I e II

Objetivo: Construir um modelo de vulcão para simular a ocorrência de uma erupção com lava incandescente, experiênciapara demonstrar a pressão que acontece dentro da terra e que empurra o magma para fora.

Descrições dos acontecimentos: Os vulcões são lugares onde a rocha derretida, gases e detritos piroclásticos (jatos de gases e fragmentos de rochas) irrompem através da crosta da terra.

Os vulcões variam um pouco em sua textura: alguns são rachaduras na crosta terrestre por onde a lava sai, outros são montanhas com uma cratera no cume, para a saída da lava. O magma é a rocha derretida do manto que quando sai para a superfície é chamada de “lava”.

As erupções vulcânicas podem causar grande dano e a perda de vidas, em alguns casos as cinzas expelidas podem alcançar milhares de quilômetros de distância interferindo no tráfego aéreo e no dia a dia das pessoas, como no caso do vulcão Puyehue no Chile em 2011.

Como primeira etapa da experiência, no ateliê de artes, sob a orientação do professor Tadeu, os alunos moldaram ao redor de um potinho plástico, utilizando argila, o modelo de um vulcão e o deixaram secando.

Na segunda etapa da atividade, sob orientação da professora Juliana Ferreira, despejaram um pouco de vinagre dentro do tubo juntamente com bicarbonato de sódio e anilina vermelha. A combinação dos elementos químicos permitiu aos alunos simular uma erupção no vulcão construído em argila na etapa anterior.

Esses experimentos são fundamentais para solidificar os conceitos trabalhados pelos professores e aguçar o interesse dos alunos em conhecer e compreender os fenômenos da natureza e como eles são causados.

Link para mais informações:

WWW.infoescola.com/geologia/vulcao

13 + um =