Data da Realização: 21 a 24 de março 2016

Atividade: Semana de Páscoa

Responsável: Coordenadora e Professoras da Educação Infantil e Fundamental I

Participantes: Alunos da Educação Infantil e Fundamental I

A Páscoa é comemorada em vários países e cercada por diversos símbolos, sendo os mais comuns, os ovos de chocolate e o coelho.

Presentear as pessoas com ovos é um costume antigo. Durante as festividades realizadas com a chegada da Primavera, depois do Inverno, os ovos de galinha, eram cozidos e pintados com desenhos que lembravam plantações e outras figuras relacionadas à colheita.

O coelho é um animal que se reproduz em grandes ninhadas. A sua relação com a Páscoa foi definida historicamente a partir da representação que este animal possuía para diversos povos antigos, como símbolo da esperança na renovação da vida. Alguns povos antigos relacionavam este animal com a chegada do fim do inverno e começo da primavera, como um simbolismo do “renascimento da vida”. Os coelhos eram os primeiros animais a abandonarem as suas tocas quando a primavera começava.

Para comemorarmos essa data, realizamos com as crianças, diferentes atividades durante a semana que antecedeu a Páscoa: brincadeiras na quadra com os professores de educação física, onde a diversão foi garantida; a caça ao coelho com a educação infantil, com muito mistério e carinhas felizes e oficina de embalagem Tetra pack,  forrada com tecido para guardar as guloseimas, tão esperadas nessa data.

Para completar essa semana cheia de novidades, as crianças assistiram um vídeo muito divertido em formato de talk show (programa de entrevista) escrito e dirigido pelo professor Tadeu (Arte), e protagonizado pelas professoras Paula Pazian, do 1º ano do E.F. e Keila Franco (Inglês). O vídeo abordou a origem da Páscoa e a relação dos ovos e do coelho com essa data de forma muito dinâmica, divertida e bem humorada!!!

Foi também realizada durante o mês de março a campanha da Páscoa Solidária para arrecadação de caixinhas de Bis. Essa campanha é realizada desde 2014 com os alunos do Colégio Integrado com o intuito de levar um pouco de alegria às Instituições de apoio infantil: Lar São José e Mãos Pequenas, em forma de chocolate. A entrega é realizada com a visita dos alunos dos 5ºs anos a essas Instituições. Esse é sempre um momento muito esperado pelos nossos alunos em que ocorrem muitas trocas e aprendizados. Aproveitamos também a oportunidade para realizar uma entrevista com as responsáveis pelos locais, esclarecendo dúvidas e curiosidades sobre a rotina das crianças e a chegada das mesmas às instituições. E como não poderia ser diferente, a emoção toma conta e invade o coração de todos!!!

Aproveitamos também para agradecer aos pais, responsáveis e funcionários do Integrado, pela contribuição com latas de leite em pó especiais, que foram doadas ao Lar Mãos Pequenas para crianças recém-nascidas.