Data de Realização: 15/02/2016
Atividade: Desenho com Alinhavo
Responsável: Professora Aisa – Educação Infantil II – Integral
Participantes: Alunos do Integral

Objetivo: Desenvolver a agilidade, coordenação motora e estímulo visual, ajudando o aluno no seu raciocínio criativo e lógico.

Sem o estudo da Psicomotricidade não podemos compreender com profundidade como a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio do mesmo, localizando-se no tempo e no espaço.

A Psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal, o que facilita a orientação espacial. Os alinhavos são materiais que estimulam a coordenação visomotora, direcionalidade, controle do tônus muscular e coordenação motora fina.

Dependendo do tipo da figura, os alinhavos podem servir para a ampliação de conhecimentos de diversas áreas e para serem usados com crianças de diversas idades.

Os alunos trabalharam o alinhavo orientado pelo professor, associando a outros conhecimentos tais como: formas geométricas, corpo humano, paisagens e frases.

Foi distribuído para cada aluno papelão, palito de churrasco e lã (diversas cores). Os alunos usaram a criatividade e criaram desenhos, depois se aplicou a técnica do alinhavo com o auxilio da professora. Foi uma experiência muito gostosa, pois permitiu ao aluno observar o efeito de outro material sobre seu desenho.

Os resultados alcançados foram novos desafios, aprendizados e muita diversão!!!