Centena, dezena e unidade

3º ano II – Professora Rosangela

Para trabalhar com os alunos do 3º ano II o conceito de centena, dezena e unidade e também a composição e decomposição de números, a professora Rosangela realizou com eles um jogo matemático.

Os alunos, divididos em pequenos grupos, passavam por algumas etapas para chegar ao objetivo proposto.

Inicialmente, cada um dos grupos sorteava um número, liam a ficha onde estava registrado com palavras o nome do número, em seguida cada aluno tinha que marcar em sua tabela o número sorteado. Após essa fase, os integrantes do grupo tinham que decompor esse número, utilizando os próprios amigos como fichas para preencher um quadro de valor posicional montado no chão do pátio.

Para encerrar a atividade, cada um dos grupos propôs uma operação de adição ou subtração que foi registrada e realizada por eles no caderno, utilizando os números sorteados no jogo.

Maneira mais que divertida para se aprender e absorver os conteúdos!