Camuflagem

3º ano I – Professora Juliana Loriato

A proposta buscou apresentar aos alunos no 3º ano I a camuflagem dos animais como uma forma de defesa eficaz tornando-se menos visível no ambiente em que vive.

Os animais apresentam diversas adaptações em seu corpo que os auxiliam na luta pela sobrevivência. Algumas adaptações garantem que os predadores fiquem longe, outras ajudam o predador conseguir a sua presa ou, ainda, as adaptações atuam dessas duas formas. Entre as adaptações está a camuflagem.

A camuflagem é uma forma de defesa deixando o animal menos visível e dessa forma, evita que o predador consiga identificá-lo. Além dessa função de defesa, a camuflagem pode ser uma forma de obter alimento, uma vez que, escondido, o predador pode contar com o elemento surpresa para conseguir atacar a sua presa.

Na camuflagem, o animal altera sua cor ou forma, o que garante que ele fique invisível a olhos desatentos, ou, ainda, apresenta pelos, penas escamas, entre outras estruturas, que, durante os vários anos de evolução, permanecem no organismo como uma importante adaptação para ajudá-lo a esconder-se no meio.

Para que os alunos entendam como funciona todo processo, sua importância e curiosidade foram realizadas atividades diversificadas. Iniciamos um breve vídeo na sala de aula com a explicação sobre a camuflagem. Foi dada continuidade das atividades na sala do Cin Lab para que os alunos pudessem utilizar os tablets. A sala foi dividida em três grupos onde cada grupo passou por três estações (cada um preparado para uma prática diferente). Na primeira estação foi apresentado um vídeo de animais camuflados onde teriam que encontrá-los e identificá-los. No término o grupo recebe uma ficha para registrar o nome dos animais que conseguiram visualizar. Na segunda estação foi apresentado o vídeo sobre o livro “Bom dia todas as cores” – história sobre o camaleão que mudava de cor. No término cada grupo tinha que montar dois quebra-cabeças do personagem principal. Na terceira estação veio o desafio para os alunos realizarem o Origami do camaleão. Cada aluno pôde escolher sua cor preferida e respeitar as escolhas dos seus colegas.

Todos os alunos rodiziaram nas estações com autonomia e liberdade para melhorar ainda mais a capacidade de absorver o conhecimento.
Links e contatos externos para mais informações:

Wikipédia, https://www.biologianet.com/ecologia/camuflagem.htm

Youtube: Camuflagem Natural  – Animais e insetos / Bom dia todas as cores / Teste: Encontre o animal camuflado nas imagens! Top Quis

Livro: “Bom dia todas as cores” (autora: Ruth Rocha)

Moral: Não é possível agradar a todas as pessoas ao mesmo tempo.