A Campanha do Agasalho, que já é realizada há três anos pelo Colégio Integrado, de Diadema, surpreendeu organizadores e entidades filantrópicas auxiliadas pela escola.

Encerrada no último dia 22/08, os alunos da instituição de ensino conseguiram arrecadar

mais de 10 mil peças de roupas, junto a suas famílias, vizinhos e comunidade.

A campanha deste ano foi elaborada como extensão do trabalho de apoio assistencial realizado desde 2010, na tradicional festa junina da escola.

campanha-do-agasalho

 As instituições de apoio a menores e adultos, como Fraternidade Terceiro Milênio, Transitória Casa do Caminho e, mais recentemente, Raio de Luz e Lar Mãos Pequenas, participam da festa explorando as barracas de alimentação e brincadeiras, tendo parte do valor arrecadado revertido para suas obras assistenciais. A Fraternidade Terceiro Milênio é uma casa espírita localizada no Jabaquara, que também realiza um trabalho social de apoio a moradores de rua, além de espiritual, assim como a Transitória, que é também um albergue.

“Esse trabalho social promovido pelo Colégio Integrado é incrível, eles dão a oportunidade

para as pessoas carentes, proporcionando uma energia financeira para uma melhor qualidade de vida. Só tenho a agradecer e parabenizar essa ação. Diz Karin George, presidente da entidade. “A gente também chegou a trabalhar com o Lar São José nas festas juninas”, recorda Amanda Gomes Rodrigues, responsável pela assessoria de comunicação do Colégio Integrado. “Esse trabalho acabou dando bons resultados, tanto que este ano a APAE, que foi a primeira entidade a participar conosco, em função de outros compromissos não pôde participar”, explicou ao Imprensa Brasil o coordenador da Campanha do Agasalho e gerente de projetos do Colégio Integrado, Ricardo Monteiro Aquino. “Então a gente abriu espaço para que outras instituições pudessem compartilhar esse evento conosco, que foi o caso da Raio de Luz e Lar Mãos Pequenas, que participaram pela primeira vez”, complementa.

Segundo o professor, o resultado foi muito a contento em todos os sentidos, pelo comprometimento que as instituições tiveram com o tema do evento (no caso a festa junina), “e de nosso lado também, com o resultado que acabamos alcançando”, comemora. A festa recebeu aproximadamente 2,7 mil pessoas que passaram pelo colégio todo dia, das 10h da manhã às 10h da noite, e garantiu uma arrecadação para as instituições de aproximadamente R$ 20 mil.

O coordenador Ricardo Campanha do Agasalho já era realizada antes, mas por ser uma iniciativa da prefeitura de Diadema, a arrecadação era direcionada ao governo municipal. “A gente fazia a arrecadação, mas não tinha uma entidade para receber essas doações. A prefeitura vinha, colocava uma caixa aqui, a gente fazia um trabalho junto aos alunos, recolhia as roupas, os mantimentos, e depois eles vinham retirar”.

Este ano a escola decidiu fazer algo diferente. “Conversando com as entidades, com as diretoras, elas passaram essa necessidade deles, de roupas, sapatos, até pela faixa etária, como a Mãos Pequenas que tem muitos bebês…”, conta Amanda. “Então a gente te viu o outro lado, de poder também passar essa parte social para os alunos, o que acabou envolvendo outros parceiros”. “O resultado foi muito além do esperado, o que possibilitou estender esse trabalho para mais entidades, que são a Transitória Casa do Caminho e Lar São José”, complementou Ricardo.

Parcerias

Para incentivar o espírito de cidadania e solidariedade dos alunos, o colégio conseguiu o patrocínio da Padaria Sabor do Pão para apoiar a campanha em formato de gincana.

Para os alunos a partir da 6º ano do ensino fundamental II ao 3ª série do ensino médio, a classe que arrecadasse a maior quantidade de peças de roupas, calçados e cobertores seria premiada com um intervalo de aula especial, com DJ e pizzas.

A Padaria Sabor do Pão doou as pizzas para premiação e o Integrado forneceu os refrigerantes. A panificadora já é fornecedora do Colégio Integrado e existe há 23 anos.

Os atuais proprietários compraram o comércio há quatro anos. Aline de Aquino Valverde é uma das proprietárias. “Assim que entraram em contato comigo, para falar sobre a ideia, achei excelente! Vai juntar a solidariedade, por estar ajudando as entidades, e o incentivo de união de coletividade dos alunos”, declarou a empresária ao Imprensa Brasil. “Este foi o primeiro ano e espero que seja o primeiro de muitos. A gente tendo a oportunidade de participar, será um prazer”, alegra-se.

Para os alunos do Infantil e Fundamental I a campanha foi focada em peças de roupas para crianças de 0 a 6 anos e todos os alunos foram premiados com bolo e refrigerante. O bolo foi oferecido pela escola de idiomas Wizard de Diadema, e Academia Flórida de Natação, participantes ativos em campanhas e Richter do Amaral, há cinco anos.

Atualmente,  a Casa abriga trinta e uma crianças e adolescentes, embora o estatuto previsse abrigo para vinte crianças, de 0 a 18 anos. “A ação do Colégio Integrado foi maravilhosa.

Nós ficamos muito satisfeitos e eles também ficaram com dia, pois nossa intenção não é deixá-los sem atividade”, esclarece.

A Transitória está completando 16 anos e presta atendimento à pessoa adulta, homens e mulheres, em situação de rua. Atualmente é presidida por Ana Maria Faustino dos Santos e tem capacidade para abrigar 40 pessoas. É mantida pelo Lar Espírita Luz e Amor, mas também recebe repasses dos governos federal, estadual e municipal. “Mas se você juntar todo esse repasse, mal dá pra gente pagar a folha”, lamenta.

“O trabalho que o Colégio Integrado está realizando é da maior importância, pois acaba dando assistência a outras entidades, que também precisam, seja para sua manutenção, seja para sua ampliação, como é o nosso caso”, avalia. “Estamos ampliando a instituição, justamente visando o estabelecimento do centro de convivência”, diz William.

O Mãos Pequenas foi fundado em agosto de 2005 e procura contribuir com o processo de ensino-aprendizagem das crianças no período em que estão abrigadas, atenuando os déficits de aprendizagem característicos das crianças em situação de risco e vulnerabilidade social.

A entidade foi par1ticularmente beneficiada pela parceria entre o Integrado e a Wizard, que recebeu a arrecadação conseguida com o uso dos brinquedos infláveis pela escola de idiomas na ocasião da festa junina deste ano. “A resposta dos alunos do Integrado e da Wizard foram maravilhosas, foi muito importante para nós”, diz Estrela de Andrade Martins, coordenadora geral da Mãos Pequenas.

Outra entidade, Lar dos Anciãos, presidida por Gildete Belo Ramos, também foi beneficiada, mas por questões estruturais não pôde receber as doações. “Achei uma campanha muito bonita! Parabenizo e agradeço o Colégio Integrado por essa linda iniciativa!”, diz a presidente da entidade.

Presidida por Claudio Alberto Merenciano, o Lar São José também foi beneficiada pela campanha. “Temos a missão de oferecer moradia para crianças e adolescentes encaminhados pelo Poder Judiciário e pelo Conselho Tutelar, proporcionandolhes conforto e amparo, com formação e orientação para a vida pessoal e social”, lembra a coordenadora do Serviço de Acolhimento, Maria Margarete Lira.

O Integrado

O Colégio Integrado Diadema foi fundado em 29 de março de 1985 por Dirceu Pereira de Aquino e Vilma Monteiro de Aquino. Há mais de 28 anos prestando serviços educacionais, a instituição destacasse na comunidade em razão da sua filosofia de trabalho: Educar para a vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *