No último dia 28, os professores Keila, Gustavo e William deram início ao projeto Café Filosófico. O objetivo é abrir espaço de debate e discussão para temas estudados em sala de aula, mas que ultrapassam as barreiras da escola.

Os alunos do 9º ano 1 participaram da 1ª edição do projeto discutindo sobre um tema que divide opiniões na sociedade: Cotas Raciais nas universidades brasileiras. As discussões já vinham acontecendo durante as aulas de Redação, uma vez que os textos que serviram como base na construção de argumentos já traziam as opiniões divergentes sobre o tema.

Para ampliar e enriquecer a discussão, os professores Gustavo (Filosofia) e William (Artes), participaram como mediadores e colaboradores, levando nossos alunos a refletirem e exporem seus posicionamentos sobre o tema.  A contextualização histórica, bem como as aplicações na sociedade atual também foram pontos norteadores para todos.

Foi um momento de muita troca e construção. Nossos alunos, assim como nós, reconhecem a importância desses espaços de fala e escuta e o quanto podemos contribuir com a nossa visão de mundo e posicionamento sem agredir a opinião do outro.

Como parte final, os alunos terão a tarefa de produzir uma dissertação (conteúdo estudado na disciplina de Redação), seguindo a estrutura e características do gênero textual: defesa de tese, fundamentação de argumentos e conclusão.

Agradecemos aos alunos do 9º ano 1 pelo comprometimento e por dividir conosco esse delicioso momento.

Profªs Keila (Redação), Gustavo (Filosofia) e William (Artes).