Responsável: Ary Potyguara – Professor de Arte

2. Descobrir e Fortalecer as potencialidades artísticas
  3. Facilitar espaços e condições para o exercício de talentos
  4. Fomentar a criatividade

Descrições dos acontecimentos: O ensino de Artes no Colégio Integrado Diadema, propicia antes de tudo, ferramentas para que o aluno possa estabelecer conexões entre o seu cotidiano e as relações com o mundo em que vive. Sendo assim o repertório pessoal é de extrema importância para a sua expressividade e conceituações com o mundo das Artes. Busca-se um aluno que possa pensar e não apenas ter uma relação conteudística com a matéria.

O material apostilado do Sistema Positivo de Ensino serve como disparador para as ações de expressividade plástica e banco de imagens para o desenvolvimento destas ações.

Anterior a qualquer conceito proposto pelo Sistema, o professor busca no repertório dos alunos, percepções e ideias inerentes ao conteúdo a ser desenvolvido em cada bimestre, produzindo um rico material plástico, que servirá também como método de avaliação. Na apresentação destes trabalhos, os alunos justificam para o professor todo o seu pensamento apresentado em obras de Arte.

Posterior a esta produção, os alunos são apresentados ao conceito abordado, gerando um rico debate e entendimento por parte da classe.

Finalmente realizam uma nova produção plástica com todas as informações adquiridas ao longo do processo, para posterior avaliação bimestral.

Este processo de ensino aprendizagem tem grandes relações com a Proposta Triangular, da arte/educadora brasileira Ana Mae Tavares Bastos Barbosa: “Na década de 1980 podemos constatar no ensino em geral uma busca por ações que valorizem as vivências dos alunos, que se relacionem com as questões sociais e principalmente que favoreçam o desenvolvimento de uma consciência crítica”.

A Proposta Triangular busca três abordagens para se construir conhecimentos em arte: a) Contextualização histórica, b) Fazer artístico (fazer arte) e c) Apreciação artística (saber ler uma obra de arte). Este Método é alinhado ao pensamento da educadora Miriam Celeste Martins: “(…) o que se pretende nas aulas de arte, nessa perspectiva, é a interação da criança com o campo da arte, o seu contato direto com ela”.

De uma forma geral o ensino de Arte contempla: a apreciação, a reflexão e o fazer. Segundo os PCN´s“Os estudos são encaminhados a partir dos conhecimentos prévios do aluno com vistas à construção de novas aprendizagens”.

Observações: No início do ano letivo os alunos são orientados para a utilização consciente dos materiais expressivos assim como o espaço do Atelier. Ao longo do ano a Prática de Atelier é acompanhada pela observação do professor e lembrada sempre que necessário.

Links e contatos externos para mais informações: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ana_Mae_Barbosa