Data da Realização: 28/03/2016

Atividade: 3ª Oficina MindLab

Responsável: Coordenadora e Professoras da Educação Infantil e Fundamental I

Participantes: Alunos da Educação Infantil e Fundamental I

Os jogos de raciocínio são recursos significativosque proporcionam situações de simulação da vida, espaços lúdicos para enfrentar desafios, levantar hipóteses, desenvolver estratégias de pensamento e outras habilidades necessárias para a trajetória escolar e para a vida. A experiência do jogo de raciocínio é uma ferramenta  importante para o desenvolvimento de habilidades  ao propor situações de cooperação  e competição, de vitória e derrota, de acerto ou falha, de lidar com as emoções.

A proposta do projeto MindLab (nossa parceira desde 2014) é criar situações de reflexão, discussão e entendimento dos processos cognitivos, sociais, emocionais e éticos, possibilitando às crianças identificar conexões entre diferentes e diversos campos do conhecimento, oportunizando a projeção e transferência para as outras situações da vida.

Com esse intuito, no último dia 28, aconteceu no Colégio Integrado a 3ª edição da Oficina MindLab, atividade entre pais/responsáveis e filhos, para vivenciar o uso dos jogos como meio de desenvolvimento das habilidades sócio-emocionais.

A noite começou com uma palestra ministrada por uma das coordenadoras da Mind, Sra. Simone Rainho que explanou e contextualizou a proposta do Programa Mente Inovadora e sua interferência na rotina das crianças. Em seguida os pais/responsáveis, puderam conhecer um dos diversos jogos do Laboratório Mind Lab, juntamente com seus filhos, experimentando uma situação real de sala de aula conduzido pela professora/mediadora.

Os professores fizeram toda contextualização, orientação, supervisão dos jogos e a transcendência dos mesmos, de maneira que todos pudessem aplicar as situações vividas no jogo para o seu dia-a-dia. Foi um momento de muita aproximação entre pais/responsáveis e filhos, muita vibração e alegria com cada situação de desafio enfrentado, superação e conquistas.

Objetivo mais que alcançado já que  todos os presentes se envolveram pra valer nas atividades propostas! Para que essa alegria e esse aprendizado pudessem continuar em casa, cada aluno recebeu um kit com o jogo  desenvolvido na oficina.

Definitivamente, dia 28/03 foi dia de pais na escola e de carinhas felizes, aqui no Integrado!!!