Título da atividade: Leitura – Parábola da Felicidade.

Responsáveis: Professora Juliana Loriato.

Participantes: Alunos do 3º ano do Ensino fundamental I.

Objetivo: Apresentar aos alunos uma parábola que possa transmitir ensinamentos.

Descrições dos acontecimentos:

A leitura proporciona muitos benefícios para os alunos, desenvolve a imaginação, criatividade, comunicação, linguagens diferenciadas, enriquece o vocabulário, os conhecimentos gerais e o senso crítico.

A sala de aula serve de instrumento para um trabalho educativo de qualidade, desenvolvendo valores éticos e morais nos alunos, trazendo discussões acerca de fatos que acontecem no nosso cotidiano, fazendo com que todos os alunos repensem suas atitudes com os colegas, professores e família.

Sabendo dessa importância, a professora Juliana Loriato, do 3º ano do E.F I, trabalhou o livro paradidático Parábola da Felicidade orientando os alunos na realização da leitura individual e coletiva e mediando discussões em sala de aula de maneira dinâmica sobre os assuntos abordados no livro, fazendo com que os alunos pudessem relacioná-los com acontecimentos do seu dia-a-dia. Levou também para a sala o livro em Power point para diversificar ainda mais esse momento.

Durante a história Parábola da Felicidade, os personagens foram fazendo alguns pedidos e no decorrer do livro, puderam refletir e verificar que nem sempre haviam feito a melhor escolha.  Para que houvesse uma interação ainda maior dos alunos com a história trabalhada, a professora estendeu essa tarefa aos alunos da sala que puderam também fazer seus pedidos, porém com maior reflexão e cuidado após toda discussão realizada em sala para não errar e não se arrepender  de suas escolhas. Foi uma experiência muito reflexiva e com muitas trocas.

Links e contatos externos para mais informações: