Senhores Pais,

O Integrado orgulha-se por ter sido escolhido para assumir a corresponsabilidade na formação educacional de seu filho.

O manual que estamos passando às suas mãos contém as informações necessárias para o relacionamento da Família com a Escola e para o pleno acompanhamento da vida escolar de seu (sua) filho (a), fatores fundamentais para o sucesso da parceria Família – Escola.

O processo educacional, os setores de atendimento ao aluno e à Família, atividades culturais e esportivas, além de uma síntese do nosso Regimento Escolar, são alguns dos itens aqui contidos.

A leitura atenta e periódica deste manual é de fundamental importância e, sempre que houver dúvidas, nos procurem e agendem uma visita que teremos muito prazer em atendê-los.

Sejam bem vindos ao Integrado!

Vilma Monteiro de Aquino – Diretora Pedagógica

Dirceu Pereira de Aquino –  Diretor Administrativo

PROCESSO EDUCATIVO

O Integrado está ciente de sua missão em co-participar com a Família na formação de cidadãos com sólidos conceitos intelectuais e humanísticos. O cumprimento dessa missão se dá a cada dia e está presente nas ações e  atitudes de toda equipe de dirigentes, professores e funcionários de nossa Instituição.

Ao pensarmos em construção do saber, pensamos em todo o processo formativo integral, entendendo que a escola como instituição social, deve possibilitar o crescimento humano nas relações interpessoais, propiciar a apropriação do conhecimento elaborado, bem como o saber essencial, que deve ser entendido como aquele que proporciona ao ser humano o saber sentir, saber inovar, saber refletir, saber fazer, saber ser crítico e saber ser ético.

Construir o conhecimento está diretamente ligado com experimentar a vida. No Integrado, todos os dias, os alunos tomam consciência do mundo que os cerca e, ao mesmo tempo, são desafiados a melhorá-lo.

Vivenciando atividades previstas em projetos pedagógicos claros e bem definidos, e monitorados por uma qualificada equipe de professores, os alunos exercitam a convivência em grupo, fortalecendo valores como a amizade, o respeito, a solidariedade, a justiça e o espírito de equipe, essenciais à formação integral do cidadão.

Outras atividades desenvolvidas, tais como: debates, palestras, visitas e passeios, encontros educativos, campanhas filantrópicas , programas de pesquisa, festivais esportivos, apresentações culturais, fazem do Integrado um espaço de convivência, de criatividade e de construção do saber.

Finalmente, o Integrado entende que educação escolar é um processo de aprendizagem de natureza complementar a da Família: não se excluem nem se dispensam mutuamente. É uma parceria voltada para a formação de cidadãos ativos e agentes transformadores em busca de melhorias da realidade que os cerca.

SETORES DE ATENDIMENTO

Para proporcionar um acompanhamento individualizado ao aluno e um atendimento adequado às famílias, o INTEGRADO conta com os seguintes SETORES:

 Direção Pedagógica:

É responsável pelo gerenciamento do planejamento, sua execução e controle de atividades que objetivam o desenvolvimento e aprimoramento da qualidade do processo pedagógico da Escola.

Quem procurar: Vilma Monteiro de Aquino

Coordenação Educacional:

É exercida por profissionais especializados, ligado à Direção Pedagógica, que atuam junto aos professores, assessorando-os no planejamento didático e na elaboração dos instrumentos de avaliação, proporcionando a eles todo o suporte técnico, a fim de garantir a qualidade de ensino oferecido pela Escola.

Quem procurar: Julia Aparecida Masson – Ensino Fundamental –II e Ensino Médio

Rosângela de Cássia Testa – Educação Infantil e Ensino Fundamental –I.

Orientação Educacional:

É exercida por profissional especializado, ligado à Direção e Coordenação Pedagógica e visa orientar o aluno no aspecto social, afetivo, comportamental e de aprendizagem, cooperando para o seu desenvolvimento integral. Faz, também, a ligação entre a Família e a Escola, atendendo os pais, sempre que necessário.

Quem procurar: Daiany Nasreddine Fakih Imazaki

Direção Administrativa:

É responsável pelo gerenciamento de atividades técnico-administrativas e pela orientação nos serviços de apoio administrativo.

Quem procurar: Dirceu Pereira de Aquino

Secretaria:

É responsável pela documentação dos alunos e da Escola, como também pela cobrança de taxas. Seu horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 07h às 19h.

Quem procurar: Secretaria Financeira: Amanda Gomes Rodrigues

Secretaria Pedagógica: Carolina Cunha Monteiro

Notas de alunos  Gennera on–line: Camila Alves Barbosa

Agendamento com Professores, Orientação e Coordenação: Jacinta de   Fátima Gonçalves

ATENÇÃO   ESPECIAL AOS PRAZOS PARA EXPEDIÇÃO DE DOCUMENTOS

PELA SECRETARIA PEDAGÓGICA

 

  1. Salário Educação –  1 dia
  2. Declaração de Escolaridade –  1 dia
  3. Transferência –  1 dia
  4. 2ª via do Histórico Escolar –  3 dias
  5. Histórico Escolar – 60 dias
  6.  Carteira Estudantil  – 15 dias

NORMAS DA ESCOLA

ENDEREÇOS:

O Integrado não fornece endereço e telefone de alunos e professores e nenhum de seus funcionários está autorizado a fazê-lo.

HORÁRIOS:

EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL  e  ENSINO MÉDIO

Manhã – 07h:00min. às 12h:20min. –  6º ao 9º ano Ensino Fundamental 

07h:00min. às 13h:10min.  –  1a à 3a série do Ensino Médio

Tarde – 13h:00min. às 17h:45min.  –  Ed. Infantil

                13h:00min.  às 18h:00min.  – 1° ao 5° ano do E. Fundamental

Obs. A tolerância, tanto para o horário de entrada como para o horário de saída, é de 15 minutos para Educação Infantil e Ensino Fundamental-I. Para os alunos do Ensino Fundamental-II e Ensino Médio, a tolerância é de 10 minutos para a entrada em sala de aula, na primeira aula. Caso os atrasos ou antecipações do aluno venham a se tornar frequentes será cobrada uma taxa de R$ 18,00 (dezoito reais) para cada hora excedente.

 ATRASO:

Quando houver atraso poderão ocorrer os seguintes procedimentos:

1- Para Ensino Fundamental-II e Ensino Médio: os alunos com atraso acima de dez minutos deverão aguardar até o início da próxima aula no pátio de recepção;

2- Para os alunos do Fundamental-II e Médio que se atrasarem além dos 10 minutos de tolerância em dias de avaliação, o aluno perderá as provas aplicadas nas respectivas aulas correspondentes aos atrasos e poderá fazê-la (s) na data marcada pela Instituição, mediante entrega da justificativa conforme lei n° 7.102/79.

3- Para os alunos do Ensino Fundamental II e Médio que se atrasarem além dos 10 minutos de tolerância e que não estiverem em conformidade com a lei nº 7.102/79, em datas de avaliações feitas por provas ou caderno de Simulado poderão fazer a prova, mas não terão acréscimo no tempo de realização previsto para a avaliação.

 A entrada do aluno com atraso no Colégio será permitida somente até o início da 3ª aula – 08h:40min para o período da manhã, e até às 14h:30min para o período da tarde.

A saída do aluno, sem acompanhamento de seu responsável, só será permitida mediante a apresentação ao porteiro da sua Carteira Escolar com tarja verde. A saída do aluno com pessoas que não sejam as habituais, só será liberada quando for solicitada por escrito pelos pais ou responsável, que deverá dar o nome completo, grau de parentesco e número do documento com o qual a pessoa deverá se apresentar na Secretaria da Escola.

SAÍDA ANTECIPADA: Saída antecipada somente será aceita quando solicitada pelos pais por escrito (agenda e/ou email) e desde que o documento seja entregue à Secretaria no horário de entrada: 7h:00min para o período da manhã e 13h:00min para o período da tarde, do dia da saída. Após esses horários, não serão mais aceitas solicitações para saída, a não ser em caso de força maior.

CARTEIRA DE IDENTIFICAÇÃO:

A carteira de identificação do estudante é obrigatória para todos os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 3a série do Ensino Médio, e funcionará como cartão de identificação do aluno e autorização de saída. O valor da carteira de identificação de R$15,00 (quinze reais) e é cobrado no boleto junto com a parcela de março/17.  A segunda via e demais, serão emitidas e cobradas a taxa de R$20,00 (vinte reais) por cada emissão.

UNIFORME:

O uso do uniforme é obrigatório. O aluno que não estiver uniformizado não entrará em sala de aula, e os pais serão notificados da sua dispensa do dia.  Pedimos aos senhores pais que façam a marcação com o nome e sobrenome em todas as peças do uniforme, usando tinta ACRILEX que não sai após a lavagem da roupa. Nos dias frios, o aluno deverá utilizar o blusão do uniforme e, se necessário, outro agasalho de reforço poderá ser usado, desde que seja da mesma cor do uniforme. O Uniforme é composto de calça, camiseta, blusão e tênis. Não será permitido o uso de peças do uniforme customizadas (com recortes nas barras, mangas, decotes, com palavras escritas e decoradas com botões, fitas ou outros materiais afins). Pedimos aos senhores pais que avisem a Secretaria e devolvam as peças que ocasionalmente nossos alunos levarem trocadas, o mais rápido possível, para que as professoras desfaçam as trocas. A Escola não se responsabiliza pela reposição de peças de uniforme perdidas ou extraviadas ou danificadas, mesmo que dentro do espaço escolar.

Defeito no uniforme deverá ser tratado diretamente com a confecção fornecedora do mesmo. A Secretaria dispõe do telefone e nome das pessoas de contato nas confecções.

A camiseta festiva do 3º Ensino Médio, quando for peça do uniforme, deverá respeitar as regras institucionais, ser aprovada pela direção e seu uso será somente para os alunos, professores e coordenação.

LABORATÓRIO DE CIENCIAS:

É obrigatório o uso de calça comprida do uniforme, tênis fechado, jaleco branco de mangas longas e dos óculos de proteção nas aulas práticas do Laboratório de Ciências Física Química e de Biologia. Estas são medidas simples para assegurar que as atividades transcorram em segurança para o aluno. O pai deverá comprá-los e identificá-los com o nome e sobrenome do aluno. Caso o aluno não esteja com alguma dessas peças não participará da aula.

BRINQUEDOS – EDUCAÇÃO INFANTIL AO 3° ANO:

O aluno poderá trazer brinquedo somente às sextas-feiras. É de responsabilidade dos pais assegurarem que o brinquedo trazido não coloque em risco a segurança e a integridade física de seu filho e de seus colegas. A Escola não se responsabiliza por danos causados nos brinquedos.

 JÓIAS:

A Escola não recomenda o uso de jóias em seu recinto, principalmente nos dias das atividades de Judô e Educação Física, onde o aluno não pode portar anéis, brincos, piercing, colares, fivelas e presilhas no cabelo. Esta medida visa prevenir que o aluno portador desses objetos se machuque, ou venha a machucar os seus colegas, além de evitar a perda dos mesmos. A Escola não se responsabiliza pela perda das jóias, bijuterias ou óculos em seu interior como também em atividade extraclasse, bem como por qualquer outro objeto de valor.

ACHADOS E PERDIDOS:

Todos os objetos e peças de uniforme  esquecidos e encontrados nas dependências da Escola serão encaminhados à Secretaria e ficarão guardados até que o dono os retire. As peças de uniforme e objetos não retirados no prazo de trinta dias serão doados.

Os materiais escolares dos alunos transferidos que não forem retirados no prazo de trinta dias, serão encaminhados para doação.

ALUGUEL GLOBAL BOX:

O aluguel dos armários para uso pessoal dos alunos é feito pelas famílias diretamente com a Global Box. Ao término do ano letivo, os armários deverão ser desocupados para manutenção geral feita pela empresa. Os objetos deixados serão retirados por profissionais da Global Box e encaminhados à secretaria escolar para posterior devolução aos alunos. A escola não se responsabiliza por eventuais extravios e após trinta dias, os materiais que não forem retirados serão doados. Em caso de suspeita de uso indevido ou material proibido guardados nos armários pessoais, a escola poderá solicitar à empresa a abertura do armário pessoal sobre o qual recaia a suspeita.

COMEMORAÇÃO DE ANIVERSÁRIO:

EDUCAÇÃO INFANTIL:

Para facilidade da Escola, as comemorações de aniversários ocorrerão às sextas-feiras. Os pais que quiserem fazer a festinha de seu(a) filho(a), deverão entrar em contato com a Escola no mínimo com uma semana de antecedência da data do aniversário.

Para melhor andamento da festa não será permitida a presença de pais e parentes na escola.

Obs.: Se a sexta-feira coincidir com feriado, a comemoração será no dia útil anterior a ele.

ENSINO FUNDAMENTAL ( I, II ) MÉDIO:

Os alunos poderão trazer bolo cortado e embrulhado em porções individuais e refrigerante no dia do aniversário para a comemoração, mas é necessário avisar a Secretaria da Escola com uma semana de antecedência. A comemoração será feita no refeitório durante o período do intervalo.

LANCHE e ALMOÇO:

O lanche e almoço servidos na escola é um serviço terceirizado prestado pelas cantinas Tio Júlio, especializada em serviço escolar. A cantina oferece lanches e almoços balanceados e com opções saudáveis que incluem lanches naturais, frutas, achocolatados e iogurtes. Informamos que, por responsabilidade sanitária, não é permitido ao aluno consumir no refeitório da escola, marmitex comprados em outros estabelecimentos comerciais.

A Lanchonete é para servir os alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e Médio.

Guloseimas, como chocolates e salgadinhos só poderão fazer parte do lanche dos alunos do Curso de Educação Infantil às sextas feiras.

O lanche servido ao aluno é individual. O aluno pode trazer o seu lanche de casa conforme sua preferencia.

Dicas para uso da Lancheira:

Prefira lancheiras térmicas e mantenha-as sempre limpas, dessa forma os alimentos ficarão fresquinhos por mais tempo;

– Prefira alimentos que potencializam o crescimento e desenvolvimento saudável, como frutas, leite e derivados, biscoitos rico em fibras, bolo simples, tortas salgadas, etc.;

PEDICULOSE (PIOLHO):

Os pais devem verificar constantemente a higiene do couro cabeludo dos filhos, pois a pediculose pode ser adquirida em qualquer ambiente. Caso seja encontrado piolho ou lêndeas, o aluno deverá permanecer em casa por três dias para combater a pediculose e evitar o contágio, e os pais deverão avisar a Escola.

REMÉDIOS A SEREM MINISTRADOS:

Solicitamos que o aluno doente, febril e principalmente resfriado, não compareça às aulas, pois ficando de repouso em casa ele se recupera com maior facilidade e, além disso, evita-se o contágio. No caso de enfermidades não contagiosas, com necessidade de ministrar remédios, os pais deverão comunicar a secretaria pedagógica, por escrito na agenda do aluno, a dosagem e o modo pelo qual o remédio deverá ser ministrado.

Obs.: Em atividades extraclasses não será possível medicar. 

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES

JUDÔ E DANÇA MODERNA:

O Integrado oferece como benefício, atividades extracurriculares de Judô e Dança moderna, orientadas por profissionais das áreas.

Estas atividades obedecem a cronogramas e horários específicos, sem custo adicional à anuidade escolar, devendo o próprio aluno adquirir os trajes apropriados a cada modalidade.

Judô – uso obrigatório do quimono, branco ou azul, e chinelo. O aluno tem o prazo de trinta dias para adquiri-lo, após essa data, sem o uniforme o aluno não participará da aula.  A participação do aluno será aceita somente no início dos semestres e se houver vaga na turma correspondente. Se houver desistência, os senhores pais deverão comunicar a Secretaria, por escrito. O aluno pode optar em fazer a inscrição em uma ou nas duas modalidades, porém pode ocorrer choque de horários, pois dependemos da agenda dos profissionais que ministram estas aulas. Se isto acontecer o aluno deverá optar por uma das modalidades inscritas. É responsabilidade dos alunos participantes das modalidades de dança e judô o pagamento das taxas cobradas pela compra de vestimenta ou acessórios, pela troca de faixa, pelas inscrições de torneios, competições ou apresentações e pelo transporte quando, eventualmente, forem convidados a participarem de eventos, na Instituição ou em outro espaço.

A Escola poderá remanejar dias e horários ou ainda suspender as aulas quando o número de alunos participantes comprometerem o trabalho coletivo.

Nos exercícios de treinamento em aula das atividades de dança e judô, é respeitado a série e conteúdo de treinamento.

Nas competições de judô, na escola ou em outra instituição, são respeitadas as regras da Federação Paulista de Judô  para a divisão de peso e idade.

PINTURA EM TELA E TEATRO:

O Integrado também oferece para os alunos matriculados na Instituição, como atividade extracurricular, aulas de pintura em tela e de teatro orientadas por profissionais afins. Estas atividades obedecem a cronogramas e horários estipulados. São cobradas à parte da anuidade escolar. O material de pintura é pessoal e deverá ser adquirido pelo aluno de acordo com a orientação da instrutora. O aluno que não estiver com seu material não participará da aula.

Pintura em Tela para os alunos do 3° ano do Ens. Fundamental ao Ens. Médio: o valor é de R$ 80,00 (Oitenta reais) mensais e destina-se ao pagamento do profissional contratado.

Teatro para os alunos do 7º ano do Ens. Fundamental ao Ens. Médio

O valor é de R$ 70,00 (setenta reais) e destina-se à compra de materiais específicos às aulas. O aluno participante das aulas de teatro fica compromissado com seu grupo e professor a participar das apresentações a serem realizadas na Instituição ou em outro espaço cultural.

É responsabilidade dos alunos participantes o figurino para as apresentações, pelo transporte e taxas  quando, eventualmente, forem convidados a participarem de eventos na Instituição ou em outro espaço.

Após a formação das turmas e início das aulas não será possível a inclusão de novos alunos, a não ser no início de cada semestre, e se houver vagas na turma correspondente.

No início do ano os pais devem preencher as fichas de inscrição de seu(a) filho(a)  para as atividades. Como também comunicar por escrito à Secretaria quando da sua  desistência.

A Escola poderá remanejar dias e horários ou ainda suspender as aulas quando o número de alunos participantes comprometerem o trabalho coletivo.

 

JOGOS E ATIVIDADES CULTURAIS:

Todo aluno convocado pela direção escolar para representar o Integrado em campeonatos esportivos ou em apresentações culturais deve ficar atento às informações abaixo:

  • Será solicitada autorização, por escrito, aos pais;
  • Será dispensado das aulas no horário das atividades;
  • Será retirado da sala de aula pelo professor responsável pela atividade;
  • Quando houver coincidência de datas entre o calendário de provas e a atividade esportiva ou cultural, o aluno fará a(s) prova(s) em outra data a ser marcada pela Instituição e sem custo para ele.
  • Os alunos em atividade extraclasse, atividades culturais ou esportivas, viagens organizados pela escola terão as faltas registradas nos diário de sala de aula e em caso de reprovação por faltas elas serão abonadas, pois estarão justificadas.

 

ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COMPLEMENTARES E EVENTOS:

 

O planejamento pedagógico anual prevê atividades extraclasses que oferecem aos alunos oportunidades de contato com o meio em que vivem, propiciando assim que descubram e desenvolvam suas aptidões e lideranças.

Essas atividades abrangem, de forma isolada ou em conjunto, aspectos científicos, artísticos, esportivos, ecológicos, culturais, de lazer e filantrópicos e são cuidadosamente preparadas, respeitando sempre a filosofia do Integrado, com o objetivo de socialização e de fundamentar conteúdos específicos do material didático, proporcionando uma maior motivação e compreensão no estudo desses conteúdos.

No decorrer do ano, através de palestras e encontros com profissionais de diversas áreas, são trabalhados valores morais, cidadania, sexualidade, dependência química e relacionamento, mediante diferentes estratégias e graus de aprofundamento, de acordo com a faixa etária.

  • Os alunos que não participarem das atividades extraclasses, tais como passeios culturais e/ou de lazer, e não estiverem em aula na escola, terão as faltas do dia registradas nos diários de classe e computadas.
  • Nas atividades extraclasse em que o aluno infringir as regras comportamentais do Integrado ou as dos ambientes visitados serão aplicadas as sanções previstas no regimento da instituição visitada bem como as do Integrado, como a retirada do aluno da atividade proposta, retorno à escola, advertência e ou suspensão.

 

PESQUISAS E TRABALHOS EM GRUPO:

Os trabalhos de pesquisas solicitados aos alunos são acompanhados de informações por escrito na agenda/email ou por roteiro específico, conforme orientação do professor responsável pela solicitação destas atividades. O professor pode solicitar trabalho que necessite a compra de materiais específicos para a realização do mesmo e que é responsabilidade da família.  A escola não oferece serviço de impressão e cópias xerocadas de  trabalhos pessoais de alunos.

Os trabalhos de pesquisa em grupo para casa são solicitados somente para os alunos a partir do 9º ano do Ens. Fundamental.

Os trabalhos de pesquisa para os alunos do 1° ano ao 8º ano serão divididos em pesquisas individuais para casa e agrupados posteriormente em sala de aula, sob a orientação do professor.

Os trabalhos de pesquisas, projetos, de apresentações teatrais, musicais, dança e esportivas são considerados acervos acadêmicos institucionais, podendo a escola divulgá-los na comunidade e nas mídias eletrônicas quando de seu interesse.

Os trabalhos solicitados pelos professores, que incluem análise de vídeos com duração superior a trinta minutos não são feitos em sala de aula. O aluno deverá se responsabilizar por encontrar o filme e assisti-lo em casa.

MATERIAL DIDÁTICO E DE APOIO

O Integrado utiliza apostilas fornecidas pela EDITORA POSITIVO, instituição que investe intensamente no aperfeiçoamento do seu material didático elaborado por uma equipe de  profissionais afins altamente capacitados. O material didático traz para o dia-a-dia escolar todo o conteúdo necessário às aulas, além de promover atividades complementares e interdisciplinares fundamentais à formação completa do aluno. O material didático é dividido em apostilas bimestrais. A primeira apostila é entregue ao aluno no primeiro dia de aula e as demais, no início de cada bimestre. No início do ano, o aluno receberá uma senha (login) para acessar, via internet,  Positivo On, plataforma com atividades complementares ao estudo do livro didático e avaliações. O login de acesso ao Positivo On é fornecido mediante a compra das apostilas para a série que o aluno esta regularmente matriculado e será cancelado automaticamente ao término do ano letivo ou quando o aluno se transfere para outra escola. Em caso de problemas com o acesso, o aluno deverá informar a secretaria da escola que buscará  equacionar a situação.

Obs.: As apostilas devem ser guardadas e mantidas sempre em bom estado de conservação, pois o aluno poderá precisar delas, no decorrer do ano, para trabalhos escolares, recapitulações, ou para os estudos de recuperação. O Colégio não dispõe desse material para reposição.

ATENÇÃO ESPECIAL:

  • Cadernos tipo “brochura” de capa dura são recomendados aos alunos de Educação Infantil ao 5° ano.
  • É desaconselhável o uso de lapiseira até o 5° ano do Fundamental I.
  • Do 6° ao 9° ano é preferível que o aluno tenha um caderno universitário, dividido para cada matéria, identificado com o seu nome e série.
  • A partir do Médio, o aluno poderá usar o fichário, porém, caso ele não demonstre organização para fazer uso do mesmo, será solicitado que troque o fichário pelo caderno universitário.

MATERIAL COMPLEMENTAR:

Além das apostilas, o aluno utiliza-se de outros materiais complementares para concretizar o seu aprendizado. São eles: livros de inglês, espanhol e de leitura além de diversos tipos de papeis e materiais específicos para as atividades de sala de aula.

Os livros de literatura infanto-juvenil, adotados mensalmente, compõe o planejamento dos gêneros literários que o aluno precisa ler ao longo do ensino acadêmico. Os livros de Inglês e Espanhol são adoções obrigatórias por comporem o material necessário à aprendizagem do aluno com a lingua estrangeira.

Não será permitido o uso de Xerox parcial ou integral de livros didáticos e literários adotados pela Escola, em cumprimento à Lei 9.610/98. Fica, a critério da escola, recolher o material copiado.

A ESCOLA EM CONTATO COM A FAMÍLIA

TELEFONE DE URGÊNCIA: É de suma importância que os pais ou responsável comuniquem à Secretaria, por escrito quando houver a mudança de telefones e/ ou endereços, com a maior urgência possível facilitando o contato em situações emergenciais.

Visando maior eficiência na comunicação entre a Escola e a Família, oferecemos o calendário anual, a agenda bimestral com o resumo das atividades escolares que ocorrerão no bimestre a vigorar, envio de circulares, site, telefonemas, web-mails, correio-eletrônico, cartazes, banners e faixas na fachada da escola, contatos individuais e reuniões de pais e agendamento  individual para acompanhamento do processo de aprendizagem.

O canhoto–recibo, que acompanha comunicado e circulares na agenda, deverá ser devolvido à Escola no dia seguinte ao recebimento devidamente assinado pelo responsável e os emails deverão ser confirmados e impressos quando for necessária assinatura do responsável.

Em todas as salas de aula do Integrado há quadros de avisos com as informações relativas à organização escolar para que o aluno tenha todas as informações importantes para o seu dia-a-dia.

BOLETIM ESCOLAR:

O Integrado divulga os dados sobre responsabilidade com a tarefa escolar, ocorrências comportamentais e de desempenho escolar dos seus alunos, através do Sistema de Gestão Educacional GENERA. O acesso é on line,  através de login e senha individual. As notas de trabalhos e provas poderão ser acompanhadas pelo BOLETIM ESCOLAR do aluno, lançado bimestralmente. A escola não imprime os boletins dos alunos.

Todo início do ano o login e senha personalizada são disponibilizados gratuitamente.

 A segunda via e demais, serão emitidas e cobradas a taxa de R$10,00 (dez reais) por cada emissão.

VERIFICAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR:

A avaliação escolar, instrumento determinante da prática pedagógica para a percepção do progresso dos alunos na construção do conhecimento, é contínua, permanente e cumulativa, sendo realizada a cada bimestre, obedecendo aos critérios abaixo descritos:

  1. Educação Infantil

A avaliação terá caráter de sondagem e verificação da construção do conhecimento do aluno, e caso seja necessário, será acompanhado do registro em relatório bimestral. A avaliação não objetiva a promoção ou retenção para o estágio seguinte.

  1. Ensinos: Fundamental e Médio
  • A verificação do rendimento escolar compreenderá a avaliação do aproveitamento escolar (notas) e a apuração da assiduidade (frequência);            
  • A frequência anual obrigatória é de no mínimo 75% da carga horária prevista no calendário escolar para cada disciplina. O aluno poderá ser reprovado por faltas quando sua presença for inferior a 75% das aulas ministradas e as médias escolares forem inferiores a 8,0(oito);
  • As médias do 1° e do 2° bimestres têm peso 1 (um) e as médias do 3° e do 4° bimestres têm peso 2 (dois);
  • Para calcular a média final necessária à aprovação do aluno, é preciso multiplicar as quatro médias de bimestres pelos pesos correspondentes e o resultado deverá ser 42 pontos: Por exemplo:

5×1 + 6×1 + 8×2 + 7,5×2 = 42

42: 6 = Média 7  Aprovado

O resultado final, calculado para cada componente curricular, é a média ponderada das notas obtidas pelo aluno, em cada um dos bimestres.

O aproveitamento anual mínimo exigido pela Escola, por disciplina, área de estudo, ou conteúdo específico será 7,00 (sete) pontos.

Os instrumentos que compõem o processo avaliativo variará de 0 (zero) até 10.00 (dez pontos). E será feita através dos seguintes instrumentos:

  • Provas escritas ou eletrônicas aplicadas bimestralmente, revisadas pelo serviço de apoio pedagógico e realizadas em dias previstos no calendário escolar;
  • Trabalhos e pesquisas escritas ou eletrônicas mensais com entregas em datas previstas pelos professores das disciplinas;
  • Debates, arguições orais e escritas.
  • Simulados elaborados pela Editora Positivo com conteúdos pertinentes à série.

As provas impressas serão entregues aos alunos após a correção das mesmas, ficando retidas pela Escola as avaliações em que o aluno obteve nota inferior a 7,00 (sete pontos). A escola disponibilizará cópias ao pai ou responsável mediante requisição das mesmas para o acompanhamento familiar. As provas permanecerão na escola para subsidiar o trabalho do professor junto ao aluno, visando os processos de recuperação.  Para as provas eletrônicas, as mesmas ficarão disponíveis para visualização e impressão por um período determinado informados no calendário de provas do bimestre. Os alunos e pais sempre que julgar necessário, poderão solicitar revisão de provas no prazo de 48 horas, a partir de sua divulgação.

AS PROVAS ON LINE SERÃO REALIZADAS SOMENTE NAS DEPENDENCIAS DA ESCOLA (conforme relatório do Portal On).   

A avaliação considerará também os seguintes aspectos do aluno: responsabilidade, organização, interesse, participação nas aulas, tarefas de casa e disciplina, sendo que este último aspecto será considerado, apenas quando o comportamento interferir no desempenho escolar devendo o aluno e seus responsáveis receberem orientações sobre as  medidas tomadas pela escola.

 TAREFA DE CASA:

 Fazer a tarefa de casa e corrigi-la conforme as orientações do professor é importante  instrumento para o desenvolvimento da responsabilidade e autonomia dos alunos. As tarefas são parte integrante na composição das notas, porém não apresentá-las nas datas marcadas incorrerá em prejuízo para a nota mensal, portanto a não apresentação da tarefa ou tarefa incompleta, afetará negativamente a nota BIMESTRAL da respectiva disciplina.

Providências da Escola caso o aluno não entregue a tarefa de casa ou trabalho na data marcada:

  • Quando o aluno não fizer a tarefa de casa ele terá o compromisso de  apresentá-la ao professor em outra data e  terá sua nota final comprometida.
  • Havendo reincidência o responsável será notificado.
  • Os trabalhos entregues fora da data determinada pelos professores sofrerão diminuição das notas estipuladas, de acordo com o atraso na entrega.

 FALTAS EM DIAS DE PROVA OU TRABALHOS:

Caso o aluno do 6° ao 9º ano do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, por motivo justificado conforme legislação vigente venha perder uma ou mais provas, o mesmo fará a prova na semana de recuperação e caso seu rendimento seja inferior a 7,0 (sete), ele terá direito à fazer outra prova correspondente à de  estudos de recuperação. Esta avaliação poderá diferir em metodologia e abordagem da prova aplicada aos demais alunos e será aplicada no contraturno por profissional indicado pelo serviço pedagógico. O agendamento é  feito pela secretaria escolar após recebimento do comprovante que justifica a falta. Desta forma o aluno que faltar em dias de prova e não estiver em conformidade com a lei não terá direito a fazer nova prova. Para os trabalhos aplicados em classe, os prazos de entrega dos mesmos são estendidos pelo professor da disciplina, considerando as justificativas previstas em lei.

Obs.: Convém lembrar que a lei n° 7.102/79 ampara, para realização de provas de 2ª chamada, somente os casos de doença, luto, casamento, convocação para atividades cívicas ou jurídicas e impedimentos por motivos religiosos.

 

ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO:

  • O aluno que obtiver média bimestral inferior a 7.0 (sete pontos), após a soma das notas, fará a Recuperação Paralela, em horário a ser informado pela instituição.
  • As aulas de Recuperação Paralela com horários diferenciados aplicadas nos 1º e 3º bimestres são OBRIGATÓRIAS por determinação legal – Deliberação CEE 11/96 e poderão ser ministradas no horário oposto. A definição do professor responsável, agenda e custos proporcionais serão definidos pela instituição e notificados aos pais.
  • Nos 2º e 4º bimestres as aulas de Recuperação Paralela serão ministradas na semana de estudos intensivos respectivamente, no período das 7h às 13h10, com horário de aula por disciplina e série definida especificamente para esta semana. Os alunos que obtiverem médias bimestrais iguais ou superiores a 7,0 (sete pontos) serão dispensados.
  • Na Recuperação Paralela o aluno fará outra prova valendo 7,0 (sete pontos).
  •  A nota obtida nos estudos de Recuperação Paralela substituirá a nota da prova bimestral  correspondente ou será desconsiderada, caso seja inferior.
  • O aluno não poderá fazer Recuperação Paralela retroativa e nem apresentar faltas em aulas de Recuperação. Caso ocorra e elas não sejam justificadas conforme legislação, as aulas não serão repostas.
  • Haverá Recuperação Final, no mês de dezembro, para o aluno que não alcançar Média Final igual a 7.00 (sete pontos). O aluno poderá ficar em Recuperação Final em até três disciplinas. Na Recuperação Final não é cobrada dos pais os custos financeiros.
  • A prova e trabalho de Recuperação Final vale 10.00 (dez pontos) cada um.
  • Para aprovação, após a Recuperação Final, o aluno deverá obter um valor igual ou superior a 7.00 (sete) pontos.
  • Os estudos bimestrais de recuperação bem como os instrumentos aplicados são planejados para atender os alunos que apresentarem dificuldades e/ou

resultado insatisfatório com média inferior a 7,0(sete).

 BOLSA DE ESTUDO:

O Integrado reconhece e valoriza o rendimento dos alunos ao longo do ano, premiando os que mais se destacaram com bolsas de estudo.

A classificação dos alunos é obtida a partir da média aritmética de suas notas, calculada pela somatória dos resultados finais das disciplinas dividida pelo número de componentes curriculares. A nota final do componente curricular de Educação Física não participa desse cálculo porque alguns alunos são dispensados do mesmo por ordem médica.

São 02 (duas) bolsas integrais e descontos  distribuídos segundo o critério abaixo:

Alunos do 6º ao 8º ano do Fundamental II

  • Primeiro colocado 100%
  • Segundo colocado 20%
  • Terceiro ao quinto colocados 10%

 

Alunos do 9º ano do Fundamental II à 2ª série do E. Médio

  • Primeiro colocado 100%
  • Segundo colocado 20%
  • Terceiro ao quinto colocados 10%

 

O percentual da bolsa de estudo ou desconto aplica-se somente ao valor da anuidade do ano letivo em que foi concedido. Qualquer outro valor ou despesa, como apostilas, livros didáticos, material didático, passeios, e outras despesas inerentes ao processo educativo, serão cobrados integralmente dos alunos bolsistas.

Para efeito de classificação as médias aritméticas serão consideradas sem arredondamento e utilizadas até os milésimos. Em caso de empate entre um ou mais alunos, os critérios de desempate serão:

1º. Contagem dos anos, sem interrupção, do aluno matriculado no Integrado (fidelização). Quando dois ou mais alunos obtiverem a mesma média o critério de desempate será a data em que os alunos iniciaram seus estudos no Integrado. O aluno com data de matricula mais antiga tem preferência na classificação.

2º. Caso persista o empate, o segundo critério será aluno com irmãos matriculados no Integrado.

3º. Se ainda assim persistir o empate entre dois ou mais alunos, será feito um sorteio na presença de pelo menos três pais convidados e o resultado do sorteio comunicado aos alunos envolvidos.

4º. Após o desempate, haverá nova listagem classificatória que mudará a ordem inicial de classificação.

O aluno que for qualificado para bolsa de estudos e solicitar transferência escolar perde o direito à bolsa ou desconto conforme a classificação, e não será feita nova classificação ou repasse aos demais classificados.

Os valores referentes à mensalidade e já pagos pelos alunos que conquistaram bolsa de estudos ou descontos, não serão devolvidos e ficarão como crédito a ser abatido nas parcelas a vencer ou de outra despesa a critério do responsável financeiro do aluno.

 SUSPENSÃO DE BOLSA DE ESTUDO:

Alunos que tenham ficado em estudo de recuperação bimestral e/ou final ou apresentarem advertências e/ou suspensão por comportamento inadequado não serão elegíveis para concessão de bolsa de estudo.

DO SERVIÇO MÉDICO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Os alunos poderão ser dispensados da prática de Educação Física, conforme Decreto n° 69.450/71.

A Escola acatará o parecer de dispensa ao aluno inapto para a prática de Educação Física, emitido pelo médico com CRM, indicado pela família, arquivando o atestado médico e registrando no Diário do Professor.

É da responsabilidade dos pais ou responsável pelo aluno obter e apresentar atestado médico caso o aluno não esteja apto para a prática de Educação Física.

A Escola se exime de qualquer responsabilidade em relação a qualquer problema físico que venha a ocorrer com o aluno, caso os pais ou responsável pelo mesmo deixem de apresentar o atestado médico para a dispensa da prática de Educação Física.

 ATESTADO MÉDICO:

O aluno afastado e/ou dispensado das aulas de educação física por tempo indeterminado, em seu retorno deverá, igualmente, apresentar atestado médico de liberação para as atividades, assinado pelo profissional da área de saúde com o seu CRM.

O aluno com atestado que afasta por tempo determinado (fratura, entorse, pós cirúrgico, odontológico) deverá solicitar ao médico responsável que ateste o afastamento somente das aulas de educação física e das práticas esportivas. Recomendamos este procedimento para que o aluno possa permanecer em classe assistindo as demais aulas.

Na eventual ocorrência que configurar urgência, ou emergência médica, a Escola entrará em contato com os pais ou responsável pelo aluno para que estes instruam a Escola como proceder. Caso o contato não se estabeleça, a Escola encaminhará o aluno ao Serviço de Saúde Pública, que fique mais próximo de suas instalações.

NORMAS DE CONDUTA DO ALUNO

As Normas de Conduta do Aluno previstas no Regimento Escolar são:

DIREITOS DO ALUNO

  • Ser respeitado, usufruindo de igualdade de atendimento, sem sofrer qualquer tipo de discriminação.
  • Participar das aulas e demais atividades promovidas pela Escola, como também solicitar orientações aos professores, coordenador, orientador, sempre que julgar necessário.
  • Utilizar-se das instalações e dos recursos materiais da Escola, mediante prévia autorização de quem de direito.
  • Tomar conhecimento da Verificação do Rendimento Escolar e dos resultados obtidos em provas, trabalhos, médias e frequência no prazo de 07 (sete) dias úteis após a realização das provas.
  • Requerer e realizar as provas perdidas e justificadas por motivo de doença, luto, casamento do aluno, convocação para atividades cívicas ou jurídicas e impedimento por motivos religiosos (Lei n° 7102 de 15/01/79).

DEVERES DO ALUNO

  • Apresentar a documentação exigida na matrícula.
  • Apresentar ao porteiro, na saída, a Carteirinha Escolar com tarja verde para ser liberado sem estar acompanhado por um responsável.
  • Participar das aulas e atividades escolares, devidamente uniformizado, ser assíduo e pontual, comunicando à Secretaria qualquer impedimento de frequência às aulas.
  • Apresentar por escrito e assinada pelo seu responsável a solicitação de saída antecipada, no início do período do dia da saída.
  • Estudar, fazer as tarefas, portar todo material escolar solicitado e guardar as apostilas dos bimestres até o final do ano letivo.
  • Respeitar as normas disciplinares, comportando-se adequadamente dentro e fora da Escola, respeitando professores, funcionários e colegas.
  • Entregar ao responsável a correspondência enviada pela Secretaria devolvendo-a assinada, no prazo estabelecido.
  • Entregar na Secretaria por escrito a atualização de endereço, telefone por ocasião de mudanças.
  • Zelar pela limpeza e conservação das instalações e dependências da Escola, indenizando ou reparando o estrago causado ao estabelecimento ou ao material de colegas, professores e funcionários.

PROIBIÇÕES AO ALUNO:

  • Ocupar-se, durante as aulas, com atividades alheias a elas ou portar material estranho aos estudos. O aluno deverá entregar o material estranho sempre que lhe for solicitado.
  • Entrar ou sair da sala de aula sem autorização do professor e/ou aglomerar-se na porta da sala nos intervalos de aula e ocupar lugar diferente do que lhe foi designado em sala pelo professor.
  • Ausentar-se da Escola sem que esteja devidamente autorizado pela Família e pela Escola – Orientação, Coordenação e Direção.

A saída antecipada do aluno de Educação Infantil e do 1° ano ao 5º ano do Ensino Fundamental, só será possível junto com um dos pais, ou com um responsável designado pelos pais.

A saída antecipada do aluno do 6º ao 9° ano e do Ensino Médio, só será possível mediante  autorização por escrito e assinada pelo seu responsável. As sanções aplicadas ao aluno serão comunicadas aos pais ou responsáveis por escrito e registradas em suas respectivas fichas do prontuário.

  • Fumar ou portar cigarros, ingerir bebidas alcoólicas, fazer uso de substâncias  tóxicas

ou de outrem que sejam proibidos pela legislação em vigor tanto no interior, na frente  como nas  imediações da Escola e nas atividades extraclasse.

  • Portar armas de fogo, munição, arma branca, incluindo mas não se limitando, a facas, canivetes, estilete, lâmina, tesoura pontiaguda ou outro material cortante que possa ferir e colocar em risco a integridade física da comunidade escolar.
  • Provocar, participar de brigas ou tomar atitudes incompatíveis com o adequado comportamento social no interior, na frente, nas imediações da Escola ou em atividades extraclasse, ou quando se encontrar uniformizado.
  • Mexer, sem a autorização, em mochilas, bolsas, materiais, equipamentos eletroeletrônicos e nos demais objetos de uso pessoal de colegas, professores, funcionários bem como naqueles que estejam em uso nos espaços escolares.
  • Praticar ações de agressão física, verbal ou virtual contra diretores, professores, funcionários e colegas, podendo a instituição tomar as medidas legais previstas no  Estatuto da Criança e do Adolescente
  • Usar boné  em sala de aula ou em outras dependências da escola.
  • Permanecer em sala de aula no horário de recreio.
  •  Apossar-se, alterar, rasurar, suprimir, acrescentar anotações lançadas nos documentos escolares eletronicos ou impressos.
  • Praticar comércio no espaço escolar, exceto os autorizados pela Instituição e que estejam atrelados a um objetivo pedagógico.
  • Usar aparelho celular em sala de aula ou em outra dependência da Escola em atividades em que seu uso esteja restringido. Caso isto ocorra o aparelho será retido na Secretaria e será entregue somente aos pais ou responsável pelo aluno.
  • Veicular imagem ou publicações acadêmicas  de diretores, professores, funcionários e da Instituição entre alunos, em redes sociais ou em qualquer tipo de mídia, sem prévia autorização dos mesmos, podendo a instituição tomar as medidas legais previstas no Art. 5º da Constituição Federal.
  • Portar material pornográfico de qualquer espécie em diferentes mídias.
  • Em situações de alunos que apresentem conduta incompatível com o adequado comportamento social, a Instituição poderá buscar auxílio no Conselho Tutelar da região visando assegurar o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente.

 FALTAS GRAVES

As sanções aplicadas aos alunos que cometerem faltas serão avaliadas e sancionadas pelo Corpo Docente, Equipe Técnica e Direção depois de ter ouvido o aluno em seus argumentos, assegurando assim o seu direito de defesa. São consideradas ocorrências graves:

  • Reincidência na indisciplina;
  • Brigas no interior e nos arredores da escola;
  • Partica de ações que fira moralmente, fisicamente ou virtualmente colegas e funcionários e que danifique o patrimônio ou denigra a imagem institucional;
  • Desacato a professores e funcionários;
  • Apossar-se, alterar, rasurar, suprimir, acrescentar, falsificar e  extraviar  documentos, assinaturas, produções acadêmicas impressas e/ou eletronicas;
  • Discriminação de qualquer natureza;
  • Saída da Instituição Escolar sem permissão.
  • Portar armas brancas, de fogo e cortantes que possam ferir, susbstancias tóxicas, bebidas alcóolicas ou apresentar comportamentos que firam os códigos de convivência social.
  • Mexer em objetos, bolsas, materias e equipamentos eletroeletrônicos de uso escolar, de colegas e funcionários sem autorização.

SANÇÕES APLICÁVEIS AO ALUNO:

A infração a qualquer dos deveres ou a transgressão a qualquer das proibições sujeitam o aluno, conforme a gravidade da falta, não necessariamente na sequência abaixo, às seguintes penalidades:

  • Advertência oral;
  • Advertência por escrito;
  • Afastamento temporário de determinada(s) aula(s) ou de atividade intraclasse e/ou extraclasse;
  • Afastamento temporário da sala de aula ou atividade intraclasse e/ou extraclasse;
  • Transferência consensual, mediante anuência dos pais;
  • Transferência compulsória.

O aluno excluído da sala ou da atividade por conduta inconveniente será encaminhado ao Serviço de Orientação/Coordenação ou à Direção, de acordo com a gravidade da infração.

As sanções aplicadas ao aluno serão comunicadas aos pais ou responsáveis por escrito e registradas em suas respectivas fichas do prontuário.

DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS E FORMAS DE PAGAMENTOS

Os próximos parágrafos estão inseridos no Regimento Escolar e referem-se aos aspectos administrativos do relacionamento entre o RESPONSÁVEL FINANCEIRO PELO ALUNO e a ESCOLA:

  • No valor da anuidade estão inclusos somente as aulas ministradas nas dependências da Escola, previstas como dias letivos no calendário escolar, e as aulas extracurriculares sem custo adicional informadas pela Secretaria da Escola no ato da matrícula: Judô e Dança.

Qualquer outra atividade e/ou material empregado em apoio às atividades pedagógicas serão cobrados à parte.

  • Os valores relativos a livros de leitura, livros de apoio aos idiomas ministrados (inglês e espanhol), lanches, teatro, passeios, atividades culturais e festas comemorativas, tais como:

dia das mães, festa da família, dia dos pais, em que o fornecedor atende os pais na escola,  serão informados previamente nas agendas mensais, quando for o caso, e deverão ser pagos diretamente na Secretaria da Escola para posterior pagamento ao fornecedor. Atente-se para as condições de pagamento e datas estabelecidas por cada prestador de serviço no envio do comunicado.

  • A cobrança da anuidade escolar será feita de acordo com plano de pagamento especificado pelo responsável pelo aluno no requerimento por ele assinado no ato da matrícula.
  • As parcelas da anuidade serão cobradas, a critério da Escola, através de carta de cobrança, boletos bancários ou duplicata de prestação de serviço. Quando a cobrança se der através de duplicata de prestação de serviço, esta já estará automaticamente aceita pelo responsável financeiro do aluno (o sacado).

ATENÇÃO: Caso ocorra perda dos boletos bancários, o Integrado providenciará a emissão de uma segunda via e cobrará do Responsável Financeiro o valor de R$10,00 (dez reais) por cada novo boleto emitido, conforme consta no Requerimento de Matrícula do(a) aluno(a).

 

  • A Escola poderá incluir no documento de cobrança da parcela da anuidade outros valores decorrentes de débitos de prévio conhecimento do responsável financeiro do aluno.
  • A não quitação do documento de cobrança no seu vencimento autoriza a Escola a cobrar encargos financeiros pelo período de atraso, bem como adotar todas as medidas legais disponíveis para a cobrança do débito em aberto, inclusive o apontamento do nome do devedor (o responsável financeiro do aluno) nas entidades de proteção ao crédito.
  • A Escola poderá recusar a matrícula do aluno com débito em aberto de ano letivo anterior.

 

  • Em caso de atraso no pagamento de alguma parcela total mensal durante o ano letivo vigente, a Escola reserva-se ao direito de não fornecer a apostila correspondente, cujo valor integra essa parcela, até que o débito em questão seja liquidado.

 

  • Em relação ao débito existente a Escola poderá emitir título de crédito no valor da dívida, desde já aceito pelo responsável financeiro do aluno, e encaminhar sua cobrança através dos meios competentes.
  • A Escola poderá reajustar o valor da anuidade, mesmo no decorrer do ano letivo, sempre que fatos extraordinários e do conhecimento geral dos pais e responsáveis financeiros dos alunos afetarem o equilíbrio econômico financeiro da entidade, tais como reajustes salariais dos professores e funcionários acima do índice de inflação do período, benefícios adicionais incluídos na Convenção Trabalhista para professores e funcionários, novos tributos ou taxas, melhorias nas instalações e serviços da Escola.
  • A Escola poderá oferecer aulas de reforço no caso da transferência/matrícula de alunos com defasagem ou dificuldades de aprendizagem. Estas aulas serão contratadas pelo responsável pelo aluno e cobradas à parte do valor da anuidade para o ano letivo em curso.
  • As aulas e avaliações de alunos do Ensino Médio com matérias pendentes de anos letivos anteriores, conforme previstos no Regimento Escolar serão cobrados à parte do valor da anuidade para o ano letivo em curso.
  • A Escola, por sua decisão, poderá praticar reduções no valor da anuidade. Essas reduções, quando praticadas, representarão mera liberalidade, não constituindo obrigação da Escola ou direito adquirido dos responsáveis financeiros pelos alunos.

·   Fica autorizado o uso de imagem do (a) aluno (a), das atividades, dos trabalhos de pesquisas, de projetos, de apresentações teatrais, musicais, dança e esportivas podendo ser publicado em todas as mídias, desde que esse uso refira-se a divulgação institucional do Integrado.