O Colégio Integrado buscando oferecer atividades diferenciadas que aumentem o envolvimento dos alunos com os estudos e propiciando momentos mais atrativos no ambiente escolar, introduziu em sua grade horária, as aulas de musicalização para a educação infantil e 1º ano do fundamental I.

As aulas são ministradas com o intuito de despertar e desenvolver o gosto pela música, estimulando e contribuindo com a formação do ser humano.

São realizadas através de atividades lúdicas, visando o desenvolvimento e aperfeiçoamento da percepção e da capacidade auditiva, imaginação, coordenação motora, ritmo e expressividade, identificação de instrumentos musicais, elementos culturais nacionais e estrangeiros, utilizando como
princípios básicos a imitação, percepção e criação de movimentos e sons.

Musicalizar é tornar a criança sensível e receptiva aos sons. É promover o contato com o mundo musical que já existe dentro dela, propiciar atividades que visam a sensibilização e a ampliação dos conhecimentos musicais da criança de maneira intuitiva. Daí sua importância para a faixa etária com a qual estamos trabalhando.
O que se aprende e o que se ensina em Musicalização?

• Criar músicas, ouvir, observar e diferenciar diversos tipos de som;• Ouvir músicas, aprender canções e brincar de roda;

• Realizar brincadeiras rítmicas e criar brinquedos;

• Fazer jogos corporais, estimulando e desenvolvendo o gosto pela atividade musical;

• Fazer instrumentos com materiais alternativos.As aulas têm alcançado excelentes resultados, os alunos sentem-se motivados a trabalhar a musicalização em casa, explorando outras possibilidades de som e
conhecendo estilos musicais variados, enriquecendo seu repertório, o gosto pela música e cultura em geral.