integrado

INICIAÇÃO ESPORTIVA

Despertar o interesse e conhecimento dos alunos por outras modalidades esportivas além do já consagrado futebol.

Com estes princípios desenvolvemos no Colégio Integrado mais uma opção de Atividade Extracurricular, denominada “Iniciação Esportiva”.

Temos como objetivo oferecer aos nossos alunos à partir do 2º ano do Fundamental I conhecerem e iniciarem a prática dos esportes em quadra poliesportiva (Basquete, Volei, Handbol e Futsal).

Oportunizar o acesso a estas modalidades esportivas conhecendo suas regras, movimentos/jogadas específicas para cada esporte, socialização com os colegas, desenvolver atividade em equipe, trabalhar o ganhar e perder e estratégia de jogo.

Diferente de uma Escolinha de Esportes, os alunos terão contato com as quatro modalidades esportivas ao longo do ano letivo, de forma introdutória e lúdica, para que futuramente se desejarem, poderem se tornar atletas de alto rendimento, seguindo a modalidade que mais se identificarem exemplo do que acontece atualmente com o judô, desenvolvido no Colégio há mais de 10 anos.

Faixa Etária: Alunos dos 2º ao 5º anos do Fundamental I

Periodicidade: 01 aula semanal das 18:15 às 19:15

Turmas: Mistas (meninos e meninas juntos)

Modalidades: 01 modalidade por bimestre

A Iniciação Esportiva tem como objetivo focar a etapa de crescimento onde as crianças desenvolvem condições ideais para treinar habilidades especifica.

As aulas são preparadas em três tempos.

Alongamento e Aquecimento – Momento de preparar o corpo para a modalidade especifica.

Educativos – Exercícios direcionados a modalidade que ilustram o jogo como deve ser jogado, neste momento algumas situações reais de jogo são trabalhadas sempre com o foco em uma habilidade especifica.

Jogos – Momento de colocar em pratica o que aprendeu. Neste momento os alunos aprendem o valor de competir, de usar estratégia e trabalho em equipe.

É neste momento que sua capacidade de aprender e absorver conhecimento é avaliada. Buscamos disponibilizar os jogos em todas as aulas, para que o aprendizado seja o mais divertido, para que possam interagir e fortalecer seus laços de amizade e companheirismo.

Listamos alguns dos benefícios alcançados na prática de cada modalidade.

Aumenta a potência muscular das pernas.

Melhora a capacidade cardiovascular.

Estimula a velocidade de reação, a coordenação motora, e a visão periférica.

Contribui com aumento da densidade óssea femural.

Aumenta a potência do salto.

Além disso, o futsal sociabiliza as crianças, e lhes insere no gratificante trabalho em equipe.

Handebol

Aprimora a coordenação motora, já que durante o jogo utiliza-se movimentos do dia a dia, andar, correr, saltar, mudar de direção, desviar de obstáculos.

Promove uma queima calórica que pode achegar até 750 calorias, se realizada em alta intensidade.

Desenvolve o trabalho em equipe

Desenvolve disciplina devido ao posicionamento em quadra

Melhora a circulação sanguínea, a capacidade cardiorrespiratória

Desenvolve a musculatura de todo o corpo, bem como a integração física de todo o organismo

Proporciona excelente condicionamento físico, muscular e cardiovascular

Basquetebol

Desenvolve equilíbrio e força, fortalecendo os músculos abdominais e da região lombar, favorecendo a resistência e sustentação da coluna vertebral.

Desenvolve braços e ombros através da aceleração com as batidas das bolas e os lançamentos para os colegas da equipe.

Fortalece as pernas e articulações proporcionando força e agilidade em deslocamentos e arranques.

Proporciona um gasto calórico considerável por ser uma atividade de duração moderada, auxilia no controle do colesterol e da pressão sanguínea. Além de queimar as gordurinhas indesejadas, faz bem para o coração.

Para crianças, o esporte age diretamente no crescimento e desenvolvimento ósseo, tendo em vista a capacidade de tração que o jogo proporciona.

A habilidade estabelecida em jogo ajuda na concentração e na autodisciplina, melhorando coordenação motora e raciocínio lógico.

Um dos grandes prazeres de quem joga basquete é o convívio com os amigos, as brincadeiras permitidas entre os jogadores, essa diversão afeta diretamente o humor ao disparar a endorfina no cérebro traz a sensação de bem-estar e conforto ao individuo.