Título da Atividade: Horta Sustentável

Responsável: Professora Aísa

Participantes: Alunos do Infantil II

Data da Realização: 26/10/2017

Objetivo: Explorar de forma criativa e estimulante a importância da alimentação saudável

Uma alimentação saudável é essencial em todas as fases de nossa vida, mas em cada uma delas a alimentação tem uma importância diferente. No caso das  crianças, a alimentação é voltada para o crescimento de modo geral. Nessa fase brincamos, pulamos, aprendemos a ler e a escrever, entre várias outras coisas, por isso uma alimentação balanceada é imprescindível, pois precisamos de energia necessária para todas essas atividades. É também nessa época da vida que formamos nossos hábitos alimentares, ou seja, que “aprendemos” a gostar ou não de certos alimentos, por isso a importância de estimular as crianças nessa fase, incentivar os hábitos de uma alimentação saudável foi o mote desse trabalho.

A Cesta de Dona Maricota

“Dona Maricota

Boa cozinheira

Voltou com a cesta

Cheinha da feira:

Cenoura, laranja,

Pepino e limão,

Banana e milho,

Ervilha e mamão.

Morango, espinafre,

Tomate e cebola,

Alface, palmito,

Maça e escarola.

.

Tatiana Belinky.

E assim, trabalhando com a história  A cesta da Dona baratinha ,  iniciamos  o nosso projeto  da horta sustentável.  Uma roda de conversa   sobre a cesta recheada de alimentos saudáveis que são importantes para a nossa alimentação diária,  foi o início de tudo.

A professora Aísa ressaltou com os alunos a importância do valor de cada alimento,  a existência de uma grande variedade de verduras e legumes e  que  cada um possui  diferentes vitaminas que são muito  importantes para no nosso crescimento. Trabalhou com as crianças a importância de se conhecer e identificar  diferentes tipos de hortaliças e  construiu com eles a horta suspensa plantando alguns itens: alecrim, hortelã, manjericão, couve e orégano,  promovendo, dessa maneira, momentos prazerosos de diversão e aprendizado  com os alunos.

Com esse contato, os alunos puderam compreender  como acontece o  plantio, a importância  desse processo  no incentivo  de uma  alimentação saudável e o respeito e o  cuidado com a natureza.