Título da atividade: Fábula O leão e o rato.

Data de realização: Durante os meses de abril e maio

Responsáveis: Professora Juliana Loriato.

Participantes: Alunos do 1º ano do Ensino fundamental I

Objetivo: Apresentar aos alunos a fábula favorecendo a criatividade através de diferentes expressões e refletir sobre os valores transmitidos por eles.

Descrições dos acontecimentos:

A leitura e a contação de histórias trazem muitos benefícios para a educação dos alunos e por esse motivo devemos incluir as fábulas na rotina da leitura. As fábulas são pequenas narrações que transmitem algum ensinamento ou lição. Essas histórias costumam tratar de temas comuns no dia a dia das crianças, trazendo como personagens os animais e elementos da natureza que possuem atributos humanos: eles falam, pensam e agem como as pessoas. Dessa forma, cometem erros e acertos e possuem qualidades e defeitos. Ao mesmo tempo em que contam uma história “real”, as fábulas remetem a um mundo mágico e imaginário, aproximando-se do universo infantil em forma de fantasia.

As crianças aprendem observando e imitando o que vivenciam. Ao ouvirem uma fábula, elas têm a oportunidade de refletirem sobre suas atitudes e valores, tanto no relacionamento com amigos e colegas, quanto com os familiares. O tom lúdico proporcionado pelos animais a respeito de um problema ou situação inusitada pode ajudar os alunos a compreender uma conversa séria.

Sabendo-se dessa importância  a professora Juliana aproveitou as aulas de filosofia e apresentou aos alunos do 1º ano do E.F uma das Fábulas de Esopo que é muito conhecida e apreciada em todo o mundo: O leão e o rato.

A professora iniciou o trabalho realizando em sala de aula uma roda de história com a leitura do texto abordando a importância dos personagens. Aproveitando a oportunidade, levou as crianças para a  sala de interatividade onde eles assistiram o vídeo dessa fábula.

A confecçãode fantoches do leão e do rato, feita pelos alunos, finalizou a atividade de forma  gostosa e lúdica, puderam representar a fábula e brincar ao mesmo tempo. Foi muito divertido, produtivoe com certeza  foi um momento que contribuiu muito para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.

Observação:

História: Esopo e a origem das fábulas

Dizem que a fábula é uma das formas mais antigas de se contar histórias. Seu criador é Esopo, um escritor muito sábio da Grécia Antiga (século VI a.c. ) que escolhia animais, como leão, rato, raposas, tartarugas, lebres, formigas e cigarras para personagens. Através deles, as histórias podiam retratar as atitudes das pessoas de sua época e mostrar o que era certo e o que era errado. Por isso, algumas fábulas são chamadas de “Fábulas de Escopo” Hoje, as fábulas foram modernizadas para atrair os pequenos leitores e recontadas por novos autores.

Links e contatos externos para mais informações:

• Youtube – Web Serie: Fábulas Inesquecíveis Parte V – O Leão e o Ratinho.
  • wikipedia.org – A história da fábula de Esopo.