Robótica no Cinlab

Com o objetivo de usar a tecnologia para favorecer o aprendizado dos alunos, o Colégio Integrado oferece atividades complementares a sua grade curricular, em sintonia com as melhores práticas pedagógicas, aliadas às novas demandas que despontam no século 21 e que são praticadas no dia a dia da nossa escola.

A educação tecnológica não é apenas uma tendência, ela está diretamente ligada na formação dos jovens para um mercado de trabalho totalmente distinto da realidade de seus pais. Muitas das profissões que irão desempenhar ainda sequer existem, e as escolas precisam se adaptar para atender essa demanda.

O projeto de implantação da Robótica no Integrado começou em 2017, através de uma parceria com uma empresa altamente capacitada no uso de tecnologia LEGO na área da educação e também em peças (brinquedos) de montar. Escolhido o parceiro, iniciamos a capacitação dos nossos professores, optamos por utilizar os docentes das disciplinas de matemática e física, para que os conteúdos de sala de aula fossem mais bem explorados de forma prática por todos.

Em 2018 as aulas foram inseridas em nossa grade curricular, nossos espaços também foram adaptados: um laboratório de interatividade foi equipado com tablets, computadores e mobília que favorecem a execução dos projetos.

Em cada encontro semanal, com duração de 100 minutos, o professor apresenta o desafio que será desenvolvido pela equipe de 4 alunos, tendo cada participante, uma responsabilidade específica a desempenhar: separar as peças e componentes, montar o robô, programar suas ações e supervisionar o trabalho da equipe para garantir o cumprimento da atividade, conforme proposto pelo professor. As responsabilidades são rodiziadas entre os alunos da equipe periodicamente, garantindo que todos tenham conhecimento e vivência em sua execução. Desta forma além de exercitar os conteúdos técnicos, habilidades como trabalho em equipe, resolução de problemas, administração do tempo, são também desempenhadas durante a aula de robótica, competências fundamentais e exigidas no mercado de trabalho.

Os resultados alcançados até o momento são muito promissores, com 6 meses de implantação do programa, temos alunos mais engajados nas aulas de exatas, com melhoria no rendimento geral tanto no aspecto cognitivo como sócio-emocional, pais participativos nas oficinas internas para conhecimento do projeto na prática e a vivência de campo em um festival de robótica, onde pudemos colocar em prática os conhecimentos adquiridos até aqui.

Para 2019 as aulas de robótica serão estendidas para os alunos da 1ª série do Ensino Médio, realizaremos uma competição interna no decorrer do 1º semestre, bem como formaremos uma equipe para participar de competições e festivais externos, além da oficina com os pais para acompanharem de perto a evolução e os estudos dos seus filhos.