Título: Aulas práticas no Laboratório de Ciências

Público alvo: Ensino Médio

Data: 1º bimestre

Profºs responsáveis: Thiago Bigai, Cristiano Garcia, Carlos Beneton e Victor Néris – Ciências da Natureza.

Descrição:

Cientes de que as aulas práticas são de suma importância para uma completa formação dos nossos alunos, vários experimentos foram realizados em nosso laboratório de Ciências no último semestre.

Na disciplina de Química por exemplo, os alunos trabalharam várias reações químicas, realizando experimentos como: a separação de misturas, a dissolução de isopor com acetona, o teste de chamas, estudo da polaridade da água e a produção da pasta de dentes de elefante.

Nas disciplinas de Ciências e Biologia foram realizados em laboratório a extração de D.N.A. de morango, as confecções de um terrário e um minhocário, o estudo da proliferação de bactérias e fungos em placas de petri, microscopia em geral, além da dissecação de lula para o estudo das características dos moluscos.

Na disciplina de física, os principais experimentos realizados foram: a produção de um dilatômetro, sendo possível verificar a dilatação do cobre por meio do calor e a produção de uma célula protetora, onde foram estudados o princípio da distribuição de forças e os conceitos da elasticidade, choque e atrito. Experimento esse onde um ovo protegido pela estrutura confeccionada não poderia sofrer danos após ser lançado de uma altura de 6 metros.