Título: Aulas de Aprofundamento

Público alvo: 1º Médio

Data: Projeto Anual

Profª responsável: Gustavo Mazzarão – Professor de Filosofia

Esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo. O homem é o próprio culpado dessa menoridade se a causa dela não se encontra na falta de entendimento, mas na falta de decisão e coragem de servir-se de si mesmo sem a direção de outrem. Sapere aude! Tem coragem de fazer uso de teu próprio entendimento, tal é o lema do esclarecimento. (KANT. Resposta à Pergunta: O que é esclarecimento)

Em 2018 o Colégio Integrado Diadema estabeleceu em sua grade curricular do Ensino Médio as aulas de Aprofundamento. Abrangendo as áreas de ciências exatas, biológicas e humanas, o programa de Aprofundamento tem como pretensão ampliar as discussões referentes não só a temas recorrentes em vestibulares para assim estabelecer familiaridade entre os alunos e as linguagens externas que vivenciarão após o fim do ciclo escolar, mas também proporcionar uma ótica interdisciplinar incentivando assim uma leitura holística sobre a ciência.

No que se refere ao Aprofundamento de Filosofia, disciplina densa que tem como objetivo estimular o senso crítico multilateral, o objetivo do programa é não só preparar o aluno para as linguagens de avaliações externas, mas também discutir questões referentes ao desenvolvimento do pensamento humano durante a história. Entendemos que é de extrema importância oferecer ao aluno uma visão ampla do mundo, em suas diversas óticas, mapeando as pegadas do pensamento humano sobre Ética, Estética, Filosofia Política, Metafísica, Epistemologia, Psicologia e Filosofia da Ciência. As aulas oferecem espaço não apenas para o aprofundamento de questões filosóficas, mas também a abertura de um espaço para que os alunos se reconheçam enquanto seres pensantes e questionadores daquilo que está a sua volta, portanto, enquanto filósofos.

Dentro de uma instituição socio-interacionista, o Aprofundamento em Filosofia é um instrumento de educação emocional, intelectual, histórica e moral. Sendo um espaço de construção e troca de percepções multiculturais e principalmente de diálogo. O Aprofundamento em Filosofia é regado a aulas expositivas primordialmente dialógicas e com tempo para debates para que, assim, as os alunos falem e se ouçam, o que entendemos ser de crucial importância para a formação de questionamentos e esclarecimentos que moverão os alunos na busca do conhecimento que lhes cabe.