MENU
Colégio Integrado

Atividades Extras

Inteligência Emocional – Metodologia OPEE Educação

Saiba Mais
A Inteligência Emocional, está no D.N.A. do Colégio Integrado, desde a sua fundação, a escola sempre teve atenção especial com as questões emocionais e comportamentais dos seus alunos, famílias e colaboradores.

Para aprimorarmos essas ações e alcançarmos maior envolvimento dos alunos e famílias, em 2014, iniciamos parceria com a Mind Lab, que através dos seus diversos jogos, desenvolveu uma metodologia usada e testada no mundo inteiro, para que os alunos aumentassem sua capacidade de pensar estrategicamente, de planejar e tomar decisões lógicas e reflexivas, de resolver problemas e ampliar a comunicação verbal. A metodologia da Mind Lab foi aplicada com os alunos da Educação Infantil e Fundamental I até 2021.

Em 2020 fechamos a parceria com a OPEE EDUCAÇÃO para implantação da sua metodologia denominada “Projeto de Vida e Atitude Empreendedora”, desenvolvida por Léo Fraiman, especialista em psicologia educacional, para os alunos do Fundamental II e Ensino Médio.

As atividades focam o fortalecimento da autoestima e o desenvolvimento de hábitos para uma atitude positiva em relação ao corpo e a formação da identidade, o sentimento de pertencimento, a superação das dificuldades e o desenvolvimento da resiliência. Na educação financeira, as aulas estão planejadas para o desenvolvimento de atitudes adequadas em relação ao uso do dinheiro, à compreensão da situação financeira familiar e aos hábitos de consumo consciente e de doações.

O projeto também desenvolve temas relacionados a conhecer profissões, mercado de trabalho, com atitudes empreendedoras e empregabilidade, além da importância do preparar o jovem para pensar sobre seus sonhos e metas. Um projeto especial para promover uma maior aproximação e união familiar.

O resultado alcançado com a OPEE superou nossas expectativas, devido ao seu alinhamento com as habilidades necessárias para esse novo mundo tão plural e o respeito as diversidades que estamos vivendo. Desta forma a OPEE Educação também passou a fazer parte do desenvolvimento da inteligência emocional para a Educação Infantil e Fundamental I a partir de 2022, em substituição a Mind Lab. O que já era considerado essencial com as mudanças propostas com a BNCC – Base Nacional Comum Curricular, se tornou ainda mais relevante, com o retorno dos alunos para a escola, pós pandemia.

Inglês Estendido e Metodologia Cinlab

Saiba Mais
O Colégio Integrado antenado às novas práticas educacionais e às tecnologias disponíveis no mercado, criou o Cinlab com o objetivo de potencializar as aulas de Inglês desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental.

Um espaço interativo, tematizado e atraente colabora para que a dinâmica das aulas envolva ainda mais os alunos. Utilizando uma plataforma digital, (à partir do 2º ano do fundamental), o aluno pratica os conceitos que são desenvolvidos e construídos em simulações do cotidiano em atividades coletivas e individuais.

Através de músicas, jogos, vídeos, trilhas de conhecimentos os alunos aprimoram e aprofundam seus conhecimentos na língua estrangeira.

Outro objetivo alcançado com o uso dos equipamentos e plataforma digital, foi incentivar o aluno a trabalhar de forma autônoma, uma vez que todo conteúdo desenvolvido em sala, pode ser acessado em casa via celular, tablet ou computador.

Para educação infantil, são 2 aulas e fundamental I, 3 aulas semanais, oferecendo maior contato com a língua inglesa e diversos formatos de interação com os conteúdos pedagógicos.

Para o Fundamental II são 2 aulas semanais, ministradas por dois professores em dois laboratórios de inglês simultaneamente, permitindo assim dividir as turmas para conseguirmos desenvolver habilidades de prática oral, promovendo e incentivando as conversações. Nesse modelo, os professores conseguem fazer intervenções e orientações individuais, respeitando o ritmo de desenvolvimento e aprendizagem de cada aluno.

Um espaço pensado para atender tanto as demandas tecnológicas quanto as interações entre aluno e professor. O Cinlab não é apenas um laboratório multimídia, é também um método de estudo com criatividade e engajamento para desenvolver atividades também fora da telinha.

Dança

Saiba Mais
“A dança, como atividade física, libera endorfina, substância relacionada ao prazer”.

“Ninguém dança de cara fechada e, normalmente, termina a atividade mais alegre. É um exercício que interliga mente e corpo.”

Podemos notar na criança que dança, o aumento da autoestima e da segurança, facilidade em se sociabilizar e fazer novas amizades, e o desenvolvimento da confiança física e mental.

Quanto mais cedo uma criança começa a dançar, mais fácil será a adaptação aos novos movimentos. Os estímulos cerebrais e corporais tonificam a força muscular, o que vai proporcionar uma postura mais ereta e correta à criança. Quando experimenta novas formas de movimento e expressão, a criança acaba se sentindo mais segura do seu próprio corpo e adquire novas noções de ritmo, equilíbrio e fluência.

Teatro

Saiba Mais
Buscamos favorecer a expressão corporal dos nossos alunos através de práticas de desinibição e jogos dramáticos, tendo como referência e valorização o repertório de cada aluno.

Baseado no conceito de Teatro Educação de Olga Reverbel*, atuar na escola favorece ainda além da ampliação de repertório, permite também o desenvolvimento da criatividade, vocabulário e percepção visual (o corpo fala).

A experiência com a prática teatral no Colégio Integrado Diadema, iniciou com o Grupo ArtEmcena no período de 2.000 a 2.004, com apresentações em diversos eventos do próprio Integrado, além de escolas parceiras e Teatro Clara Nunes.

Em 2011 nasce o CiaCin Teatral e até o momento foram 04 espetáculos montados. O grupo já se apresentou em escolas e no Teatro Clara Nunes, além da Mostra de Artes e Cultura de Diadema

Evento marcante no ano de 2015 denominado De Repente 30, para comemorar os 30 anos do Integrado, o espetáculo musical, baseado em grandes filmes e musicais da Broadway, levou mais quase 2.000 espectadores ao Teatro Clara Nunes.

O grupo de Teatro tem sido uma ferramenta muito eficaz para reforçar os vínculos de amizade, expressão corporal e emocional dos alunos, além da desenvoltura em apresentações de seminários e trabalhos em grupo no formato “storytelling”

Muay Thai do 8º ano a 3ª série do Ensino Médio

Saiba Mais
A luta foi desenvolvida como defesa pessoal e de guerra através da “simulação” de chutes, joelhadas, socos e técnica de esquiva por tailandeses e vem sendo disseminada pelo mundo ao longo dos últimos anos. Os exercícios aprimoram a coordenação motora, agilidade de pensamento, alongamento e fortalecimento muscular, além de despertar o interesse pela prática esportiva, melhorar o condicionamento físico, a autoestima, autoconfiança e estimular o respeito e a disciplina. Devido a intensidade e volume de golpes, é um excelente exercício para queima de calorias e cardiovascular.

Coral

Saiba Mais
As aulas são ministradas em grupo, com duração de 50 min, uma vez por semana, em que a técnica de canto será desenvolvida em paralelo com a musicalização para o aluno saber sobre escuta, ritmo, estilos e repertorio tradicional, popular e educativo para o desenvolvimento do canto individualmente e em grupo, objetivando a formação do coral do grupo.

As aulas incluirão leitura poética e leitura musical de cada canção e esse material será enviado em PDF, áudios ou vídeos para o aluno treinar em casa além de ser uma preparação para apresentações em eventos escolares.

Musicalização

Saiba Mais
O Colégio Integrado buscando oferecer atividades diferenciadas que aumentem o envolvimento dos alunos com os estudos e propiciando momentos mais atrativos no ambiente escolar, introduziu em sua grade horária, as aulas de musicalização para a educação infantil e 1º ano do fundamental I.

As aulas são ministradas com o intuito de despertar e desenvolver o gosto pela música, estimulando e contribuindo com a formação do ser humano.

São realizadas através de atividades lúdicas, visando o desenvolvimento e aperfeiçoamento da percepção e da capacidade auditiva, imaginação, coordenação motora, ritmo e expressividade, identificação de instrumentos musicais, elementos culturais nacionais e estrangeiros, utilizando como princípios básicos a imitação, percepção e criação de movimentos e sons.

O que se aprende e o que se ensina em Musicalização?

  • Criar músicas, ouvir, observar e diferenciar diversos tipos de som, ouvir músicas, aprender canções e brincar de roda;
  • Realizar brincadeiras rítmicas e criar brinquedos;
  • Fazer jogos corporais, estimulando e desenvolvendo o gosto pela atividade musical;
  •  Fazer instrumentos com materiais alternativos. As aulas têm alcançado excelentes resultados, os alunos sentem-se motivados a trabalhar a musicalização em casa, explorando outras possibilidades de som e conhecendo estilos musicais variados, enriquecendo seu repertório, e cultura em geral.

Robótica (Fundamental II e Ensino Médio)

Saiba Mais
Com o objetivo de usar a tecnologia para favorecer o aprendizado dos alunos, o Colégio Integrado oferece atividades complementares a sua grade curricular, em sintonia com as melhores práticas pedagógicas, aliadas às novas demandas que despontam no século 21 e que são praticadas no dia a dia da nossa escola.

A educação tecnológica não é apenas uma tendência, ela está diretamente ligada na formação dos jovens para um mercado de trabalho totalmente distinto da realidade de seus pais. Muitas das profissões que irão desempenhar ainda sequer existem, e as escolas precisam se adaptar para atender essa demanda.

O projeto de implantação da Robótica no Integrado começou em 2017, através de uma parceria com uma empresa altamente capacitada no uso de tecnologia LEGO na área da educação. Optamos por utilizar os docentes das disciplinas de tecnologia, matemática e física, para que os conteúdos de sala de aula fossem mais bem explorados de forma prática por todos.

As aulas estão inseridas em nossa grade curricular. Em cada encontro semanal, com duração de 100 minutos, o professor apresenta o desafio que será desenvolvido pela equipe de 4 alunos, tendo cada participante, uma responsabilidade específica a desempenhar: separar as peças e componentes, montar o robô, programar suas ações e supervisionar o trabalho da equipe para garantir o cumprimento das atividades, conforme proposto pelo professor.

Desta forma, habilidades como trabalho em equipe, liderança colaborativa, resolução de problemas, administração do tempo, são desempenhadas durante a aula de robótica, competências fundamentais e exigidas no mercado de trabalho. As responsabilidades são rodiziadas entre os alunos da equipe periodicamente, garantindo que todos tenham conhecimento e vivência em sua execução.

Com o advento do Novo Ensino Médio, os alunos das 1ª e 2ª séries, tem a Robótica com itinerário formativo de tecnologia para o mundo do trabalho.

JUDÔ: Ju = suave Do = caminho

Saiba Mais
O Judô é praticado no Integrado há mais de 25 anos, com uma história de muito sucesso, onde vários alunos do Colégio ao longo desse período participam de campeonatos estaduais e nacionais, ao se federarem e se dedicarem a esse maravilhoso esporte que enfatiza a disciplina, respeito, concentração e perseverança.

No final do Século XIX, o Filósofo e Professor Jigorô Kano criou o sistema de luta corporal adaptando e aperfeiçoando técnicas de uma arte marcial japonesa chamada “Jujutsu” praticada pelos samurais.

Com o objetivo de aprimorar o físico, a mente e o caráter, visando o aperfeiçoamento do ser humano ele fundamentou este sistema.

Atualmente o Judô, além de um esporte olímpico que mais conquistou medalhas para nosso país, ele é praticado em todo o mundo, e é muito utilizado como método educacional em escolas por se tratar de uma arte marcial muito disciplinadora.

Em 2013 a UNESCO declarou o Judô como a arte marcial mais adequada para crianças.

Iniciação Esportiva

Saiba Mais
Despertar o interesse e conhecimento dos alunos por outras modalidades esportivas além do já consagrado futebol, incentivar ações colaborativas e sociais, reduzir o tempo de uso de equipamentos eletrônicos pelas crianças, criar o hábito precoce pelas atividades esportivas.

Com estes propósitos desenvolvemos no Colégio Integrado mais uma opção de Atividade Extracurricular, denominada “Iniciação Esportiva”.

Temos como objetivo oferecer aos nossos alunos à partir do 2º ano do Fundamental I conhecerem e iniciarem a prática dos esportes em quadra poliesportiva (Basquete, Volei, Handbol e Futsal).

Oportunizar o acesso a estas modalidades esportivas conhecendo suas regras, movimentos/jogadas específicas para cada esporte, socialização com os colegas, desenvolver atividade em equipe, trabalhar o ganhar e perder e estratégia de jogo.

Diferente de uma Escolinha de Esportes, os alunos terão contato com as quatro modalidades esportivas ao longo do ano letivo, de forma introdutória e lúdica, para que futuramente se desejarem, poderem se tornar atletas de alto rendimento, seguindo a modalidade que mais se identificarem exemplo do que acontece atualmente com o judô, desenvolvido no Colégio há mais de 25 anos.

A Iniciação Esportiva tem como objetivo focar a etapa de crescimento onde as crianças desenvolvem condições ideais para treinar habilidades especificas.

As aulas são desenvolvidas em três tempos.

  • Alongamento e Aquecimento – Momento de preparar o corpo para a modalidade especifica.
  • Educativos – Exercícios direcionados a modalidade que ilustram o jogo como deve ser jogado, neste momento algumas situações reais de jogo são trabalhadas sempre com o foco em uma habilidade especifica.
  • Jogos – Momento de colocar em pratica o que aprendeu. Neste momento os alunos aprendem o valor de competir, de usar estratégia e trabalho em equipe.

É neste momento que sua capacidade de aprender e absorver conhecimento é avaliada. Buscamos disponibilizar os jogos em todas as aulas, para que o aprendizado seja o mais divertido, para que possam interagir e fortalecer seus laços de amizade e companheirismo.

Listamos alguns dos benefícios alcançados na prática de cada modalidade.

Futsal

  • Aumenta a potência muscular das pernas.
  • Melhora a capacidade cardiovascular.
  • Estimula a velocidade de reação, a coordenação motora, e a visão periférica.
  • Contribui com aumento da densidade óssea femural.
  • Aumenta a potência do salto.
  • Além disso, o futsal sociabiliza as crianças, e lhes insere no gratificante trabalho em equipe.

Handebol

  • Aprimora a coordenação motora, já que durante o jogo utiliza-se movimentos do dia a dia, andar, correr, saltar, mudar de direção, desviar de obstáculos.
  • Promove uma queima calórica que pode achegar até 750 calorias, se realizada em alta intensidade.
  • Desenvolve o trabalho em equipe
  • Desenvolve disciplina devido ao posicionamento em quadra
  • Melhora a circulação sanguínea, a capacidade cardiorrespiratória
  • Desenvolve a musculatura de todo o corpo, bem como a integração física de todo o organismo
  • Proporciona excelente condicionamento físico, muscular e cardiovascular

Basquetebol

  • Desenvolve equilíbrio e força, fortalecendo os músculos abdominais e da região lombar, favorecendo a resistência e sustentação da coluna vertebral.
  • Desenvolve braços e ombros através da aceleração com as batidas das bolas e os lançamentos para os colegas da equipe.
  • Fortalece as pernas e articulações proporcionando força e agilidade em deslocamentos e arranques.
  • Proporciona um gasto calórico considerável por ser uma atividade de duração moderada, auxilia no controle do colesterol e da pressão sanguínea. Além de queimar as gordurinhas indesejadas, faz bem para o coração.
  •  Para crianças, o esporte age diretamente no crescimento e desenvolvimento ósseo, tendo em vista a capacidade de tração que o jogo proporciona.
  • A habilidade estabelecida em jogo ajuda na concentração e na autodisciplina, melhorando coordenação motora e raciocínio lógico.
  • Um dos grandes prazeres de quem joga basquete é o convívio com os amigos, as brincadeiras permitidas entre os jogadores, essa diversão afeta diretamente o humor ao disparar a endorfina no cérebro traz a sensação de bem-estar e conforto ao individuo.

Handebol

  • Aprimora a coordenação motora, já que durante o jogo utiliza-se movimentos do dia a dia, andar, correr, saltar, mudar de direção, desviar de obstáculos.
  • Promove uma queima calórica que pode achegar até 750 calorias, se realizada em alta intensidade.
  • Desenvolve o trabalho em equipe
  • Desenvolve disciplina devido ao posicionamento em quadra
  • Melhora a circulação sanguínea, a capacidade cardiorrespiratória
  • Desenvolve a musculatura de todo o corpo, bem como a integração física de todo o organismo
  • Proporciona excelente condicionamento físico, muscular e cardiovascular

Voleibol

  • A modalidade mais complexa das 4 propostas na Iniciação Esportiva, por exigir que a bola seja mantida fora do chão com movimentos específicos de toque, saque, recepção, onde a bola trabalha em altura e velocidade diferentes a cada momento.
  • Desenvolve equilíbrio e força, fortalecendo os músculos abdominais e da região lombar, favorecendo a resistência e sustentação da coluna vertebral.
  • Desenvolve braços e ombros através do contato com a bola e a transferência para os colegas da equipe.
  • Fortalece as pernas e articulações proporcionando força e agilidade em deslocamentos e saltos e arranques.
  • Proporciona um gasto calórico considerável por ser uma atividade de duração intensa e intervalada, auxilia no controle do colesterol e da pressão sanguínea.
  • Para crianças, o esporte age diretamente no crescimento e desenvolvimento ósseo, tendo em vista a capacidade de tração que o jogo proporciona.
  • A habilidade estabelecida em jogo ajuda na concentração e na autodisciplina, melhorando coordenação motora, raciocínio lógico e estratégia de jogo.
  • Um dos grandes prazeres de quem joga volei é o comprometimento do trabalho em equipe, e a sensação de bem-estar e pertencimento.

Pintura em Tela

Saiba Mais
Essa atividade extracurricular em contraturno se inicia com os alunos do 2º do fundamental I.

O que o Integrado busca com a atividade de pintura em tela? o que ela é capaz de despertar em nossos alunos …

Tem que ter sentimento!

É com mais absoluto orgulho que falo sobre artes plásticas.

Quem sempre prestigia nosso trabalho e acompanha nosso empenho em trazer diferentes técnicas, maneiras e movimentos distintos de pinceladas, como a “varridinha”, conhecida pelos alunos, sabe o que significa dar vida a uma pedra através de movimentos circulares, ou movimentos de vírgulas.

Um linguajar fácil para que os artistas possam absorver e aguçar a vontade que se destina aos apaixonados pela arte sobre tela, aqueles que não se contentam em apenas aprender o passo a passo para pintar e então, inicia-se a busca de ideias e inspiração para pôr cada vez mais sensibilidade, cada vez mais se lançar no universo de tintas e pinceis, criar sem parar. Esses seres detém a alma de uma criança. O olhar de um criador.

Lindos trabalhos apenas para emocionar pessoas como você, que também fazem e querem arte por amor ao belo e respeito aos que trabalham para levar essa paixão a quem se dispor a recebê-la.

O melhor da coordenação motora não é impreterível.
O senso de companheirismo é.

Certa vez li uma frase de um desconhecido que dizia assim:

“A união perfeita será possível pelo sentimento, não pela sensação”.

Uma frase perfeita para este nosso bate-papo, pois é disto que se trata o desenrolar de nosso trabalho, sentir ao máximo o valor de cada pincelada até que se produza uma tela por completo.
Lembrando que os verdadeiros artistas estão sempre insatisfeitos com suas obras.

Sempre buscando melhorar, ou mesmo modificar.

Espero que o resultado seja surpreendente para você, assim como foi e é para nós.

Que mesmo assim, ainda contemos com o desejo de buscar melhorar.

Isso mesmo!
Cada um em sua arte… Todos eternos insatisfeitos.

Oficina de Violão

Saiba Mais
As aulas serão ministradas em grupo de 6 a 10 alunos, com duração de 60 min, uma vez por semana, e tem por objetivo desenvolver habilidades básicas em inicialização musical, com repertório popular, tocados em violão. O desenvolvimento é individual, mas também coletivo uma vez que os alunos terão compromissos de apresentações musicais em projetos ou eventos escolares.

Além das habilidades para tocar o instrumento, o aluno ouvirá e interpretará diferentes estilos musicais, aprenderá sobre escuta, ritmo e sensibilidade para a arte. É necessário que o aluno tenha seu violão para melhor aproveitamento das aulas repassando e treinando o conteúdo de aula em casa.  O conteúdo trabalhado em aula será compartilhado com o aluno em PDF, áudios ou vídeos para que o aluno possa acompanhar o conteúdo e fazer seus exercícios.