Como as Atividades Extracurriculares auxiliam na formação dos alunos

foto_extra

A formação dos alunos nas disciplinas do currículo padrão brasileiro prepara todos os alunos do país em um padrão similar. O trabalho da escola em uma formação diferenciada, que vai além das matérias tradicionais, contribui para o engajamento dos alunos, a formação de bagagem cultural e os prepara para além da vida escolar. Além disso, essa formação incentiva o envolvimento das famílias na vida escolar do aluno.

O desenvolvimento de atividades extracurriculares vai de encontro à ideia de que o papel das escolas não está restrito à construção do conhecimento teórico do aluno, mas também ao desenvolvimento de sua postura sociocultural. Depois da família, a comunidade escolar é a principal referência para o aluno em termos de constituição de valores individuais e coletivos, padrões relacionais, aspectos culturais, afetivos e sociais. Além disso, com o trabalho de disciplinas complementares a escola extrapola o seu papel não apenas de formar futuros estudantes e profissionais, mas futuros cidadãos.

As vantagens da aplicação de atividades complementares:

Atividades extracurriculares são atividades que, apesar de não constarem na grade curricular padrão, são inseridas nas escolas como uma alternativa complementar aos conteúdos básicos. Elas são úteis em aprimorar as competências individuais dos alunos, melhorar a capacidade de armazenamento de informações e fortificar suas relações sociais. Além disso, a aplicação de diferentes atividades ajuda o estudante a identificar suas aptidões para o trabalho do autoconhecimento e até para a escolha da carreira, no futuro.

Com a utilização de atividades além das tradicionais, o ensino passa a ser mais personalizado e menos padronizado. Isso permite que o aluno interaja de maneira prática com os conteúdos e deixe de ser apenas um receptor de conceitos, além de possibilitar ao professor a customização da transmissão de conhecimento, mesclando conceitos das matérias tradicionais com atividades extracurriculares. A motivação dos alunos também tende a se elevar, assim como o senso de disciplina, já que a rotina escolar passa a ser mais interessante e menos “chata” na visão dos alunos.

Segundo uma pesquisa realizada em 42 cidades brasileiras, pela professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Tania Zagury, cerca de 43% dos educadores apontam que a desmotivação e a falta de disciplina são os principais empecilhos à educação, demonstrando a necessidade da criação de ambientes que sejam mais interessantes e motivadores aos olhos dos alunos. Assim, algumas dessas disciplinas e atividades extracurriculares têm também a função de transformar o ambiente acadêmico em um ambiente mais atraente e lúdico, facilitando e tornando mais efetiva a troca de informações entre os estudantes e o educador.

Tipos de Atividades Extracurriculares:

Esportes e Artes

Atividades relacionadas a esportes e artes como danças, artesanato e jogos estudantis ajudam a desenvolver o compromisso, trabalho em equipe, a capacidade de lidar com adversidades, melhoram a saúde física e mental, além de estimular a criatividade e a vocação individual.

Passeios e Viagens

As atividades podem ser as mais diversas: visita a museus, teatros, cinema, parques, cidades históricas, estações ecológicas, outras escolas e universidades, e várias outras. Essas atividades ajudam a fortalecer as relações sociais, auxiliam no desenvolvimento da disciplina e contribuem muito para a formação cultural do aluno, além de deixa-lo mais motivado no ambiente escolar.

Formação Cidadã

É interessante que a escola invista no desenvolvimento de palestras, seminários e projetos que auxiliem na educação civil e moral do aluno. O desenvolvimento da consciência e da responsabilidade do aluno sobre seu papel na sociedade, a importância de ajudar outras comunidades, o senso de altruísmo, o cuidado com outros seres vivos e as boas maneiras tende a ser muito mais intenso e representa um aprendizado muito mais consistente quando trabalhado em atividades práticas, que vão além dos livros e cadernos da sala de aula.

A ideia do trabalho de atividades e disciplinas complementares ao currículo padrão da escola é formar um sistema e aprendizado mais concreto e duradouro para o aluno, já que desenvolve competências diferenciadas e conecta as competências aprendidas na sala de aula com atividades práticas e mais apelativas à criança e ao jovem. Essas atividades também são muito atrativas na hora da escolha da escola, não apenas para os estudantes, mas para as famílias, que vêem um grande valor nesse tipo de ação.

O Colégio Integrado oferece aos seus alunos os cursos de Teatro, Pintura em Tela e Judô. Acreditamos e incentivamos nossos alunos a participarem das atividades extracurriculares como desenvolvimento sociocultural e socioemocional, habilidades fundamentais na era do conhecimento.

Ações Sociais também são práticas desenvolvidas frequentemente pelo Colégio Integrado, nossos alunos são convidados a participar de ações de apoio a comunidade, tais como: arrecadação de roupas e mantimentos para doação, realização de eventos culturais (Festa Junina), visita as instituições assistenciais de Diadema, ampliando sua visão de mundo, incentivando o trabalho voluntário, valorizando a cidadania e amor ao próximo.