Campanha de Apoio Mãos Pequenas

A frase “fazer o bem sem olhar a quem” remete a uma atitude que deveria estar incorporada ao cotidiano de todos nós …

Muitas vezes de forma individualizada nossos esforços não atingem grandes feitos, porém quando esses esforços são somados, alcançam o sucesso e o sentimento de dever cumprido se torna muito maior.

Essa campanha teve como propósito principal, valorizar o esforço das pessoas que doam seu tempo e trabalho para tornar a vida dos acolhidos a melhor possível, já que no momento de maior fragilidade e necessidades básicas, essas bebês estão impossibilitadas do convívio com a família biológica.

O Integrado agradece mais uma vez poder contar com o apoio dos nossos pais e familiares nestas ações. A colaboração de cada um, multiplicou a esperança de formarmos cidadãos cada vez mais comprometidos com as necessidades da nossa comunidade.

Festa da Primavera

Como já virou tradição ao longo dos últimos anos, nosso grupo de dança pode abrilhantar ainda mais a Festa da Primavera, evento organizado pela Casa Transitória do Caminho.

Esse evento tem como principal objetivo angariar fundos para a instituição que cuida de pessoas que estão em situação de rua, oferecendo local para refeições, guarida, troca e lavagem de roupas e apoio para retornarem para suas famílias ou buscarem uma ocupação profissional.

Todo o evento é conduzido por voluntários da casa que oferecem além de comidas diversas, diversão para a comunidade com shows de artistas, bingo, barracas de brincadeiras e apresentações diversas.

Com muito orgulho e dedicação nossos alunos que participam das aulas de dança moderna, tiveram a oportunidade de apresentar suas coreografias no evento, com toda a sua graça e perfomance contribuíram para tornar a festa mais divertida, ajudando esta causa nobre encampada pela Casa Transitória.

Agradecemos à Casa Transitória pelo convite e por podermos participar desta grande festa.

Convidamos a assistirem ao vídeo e acompanharem os melhores momentos de nossa participação na edição de 2016.

 

Campanha do Agasalho 2016

O tema definido para as festividades familiares de 2016, intitulado “Mais Amor Por Favor”, proposto pelos alunos em vista do momento mundial que estamos atravessando de muita intolerância, homofobia e radicalismo social, abriu espaço para uma grande discussão sobre comportamentos e atitudes, em relação ao próximo seja em nossa comunidade local, país e no resto do mundo.

A partir do projeto que se desenvolveu com os alunos e equipe pedagógica a respeito do “amor, respeito e gentilezas”, foi proposto pela turma de alunos do 2º ano do Ensino Médio a realização de uma Campanha do Agasalho, a qual tivemos adesão imediata dos colaboradores do Integrado e dos demais alunos, para divulgar e arrecadar roupas diversas, cobertores, calçados e itens infantis, visando ajudar as instituições assistenciais de Diadema.

Para esta ação, foi criado um slogan pelos alunos “Seja a mudança que você quer no mundo” gravado um “teaser” sobre a campanha para veiculação nas redes sociais, como mais de 3.000 visualizações, dezenas de compartilhamentos e ainda um comunicado todo especial encaminhado aos pais e demais alunos do Integrado.

O assunto também gerou debate entre os alunos envolvidos, sobre a questão dos moradores de rua e sua motivação em estar nesta condição, qual deveria ser a real motivação para ações da comunidade para essas pessoas, a participação da coordenação pedagógica do Integrado no processo foi relevante, mediando os debates e orientando os alunos a respeito da arrecadação dos donativos e seu direcionamento para as entidades assistenciais para que o material chegasse as pessoas mais carentes e necessitadas.

A campanha contou com a presença da Sras. Rosa Souza dirigente da Casa Transitória do Caminho e Estrela Martins coordenadora geral do Lar Assistencial Mãos Pequenas, nas dependências do Colégio, cada uma delas contou um pouco sobre o trabalho assistencial que realizam, em que condições crianças, adolescentes e adultos são acolhidos pelas instituições e como são tratados, buscando a reintegração familiar quando possível, mas principalmente cuidando de forma digna dos adultos e protegendo crianças e adolescentes de maus tratos e da falta de condições mínimas para mantê-los com suas famílias.

Falaram também sobre os desafios e dificuldades para manter os abrigos em operação, captando recursos através da realização de eventos, doações, trabalhos voluntários e toda a dedicação para atender da melhor forma os acolhidos, e como o poder publico apóia e contribui financeiramente com suas ações.

O sentimento de todos durante a arrecadação das doações e posterior entrega nas instituições foi de missão cumprida. Fica logicamente a sensação de que muito mais ainda precisa ser feito, mas que o trabalho voluntário, se realizado por todos, por menor que seja, alcança excelentes resultados, mais do que a quantidade de peças arrecadadas, foi o tempo dedicado por cada aluno, colaborador e equipe pedagógica do Integrado que nos deu a certeza que vale muito a pena poder fazer algo especial por quem tanto precisa de ajuda.

Com o propósito de educar para a vida, ações de cidadania são fundamentais na formação do ser humano, canalizar forças e iniciativas desta ordem, deixarão marcas para sempre.

Agradecimentos em nome do Integrado e das Instituições Assistenciais a todos os alunos participantes, em especial a Nayara Lohayne Ferreira, Giullia Nogueira Fernandes – 2º ano I e Eduardo da Silva Sousa – 2º ano II do Ensino Médio, que participaram da entrega das doações no Mãos Pequenas, Casa Transitória e Lar São José.

Nossos objetivos foram superados, A Festa da Família 2016 gerou bons frutos, novas ações sociais acontecerão em breve, fortalecendo os laços com a comunidade e com o bem estar.



Páscoa Solidária 2016

Titulo da Atividade: Páscoa Solidária

Responsáveis: Professoras Márcia e Adriana – 5º ano Ensino Fundamental I

Participantes: Alunos dos 5º anos I e II

Objetivo:

Trabalhar valores como solidariedade, fraternidade, amor ao próximo e cidadania.

Descrições dos acontecimentos:

Ao nos preocuparmos com a vida dos outros, ao nos empenharmos por causas de interesse social e comunitário, estamos estabelecendo laços de solidariedade e confiança recíproca que nos protegem em tempos difíceis, tornam a sociedade mais integrada e nós seres humanos melhores.

E esse é nosso intuito ao realizarmos anualmente a Campanha da Páscoa Solidária, porém é também importante partilharmos as experiências vividas. Dessa forma, após a campanha de arrecadação de caixas de “BIS” realizada com os alunos da Educação Infantil e Fundamental I, os alunos dos 5º anos realizaram a entrega dos chocolates para as crianças das instituições Lar Mãos Pequenas e Lar São José.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os espaços de cada instituição e conviver por algumas horas com as crianças desses locais.  Puderam conversar com os responsáveis de cada instituição e gravar uma breve entrevista para saber como as “casas” são mantidas, quantos anos  tem de existência, como as crianças e bebês chegam  aos lares, como é a rotina das crianças nos locais. Uma vivência muito rica e única para cada um dos alunos dos 5º anos.

Depois da visita às instituições, os 5º anos tiveram a oportunidade de compartilhar esta experiência grandiosa com os alunos dos 3º e 4º anos do Colégio Integrado, apresentando  as entrevistas gravadas em cada instituição.  Uma tarde foi marcada para esse momento tão importante e os alunos convidados puderam ouvir a vivência experienciada, esclarecer dúvidas e curiosidades sobre os vídeos assistidos, conhecendo os lares, sabendo como vivem as crianças desses locais e como elas chegam até cada instituição.

Esse tipo de atividade objetiva oportunizar aos alunos conhecerem realidades diferentes das suas, na comunidade onde vivem despertar o interesse pelo trabalho voluntário, percebendo que não podemos deixar todas as ações exclusivamente para o poder público, que o pouco que cada um dedica do seu tempo, multiplica o resultado alcançado.

Sociedade Amigos de Vila Élida – SAVE

No dia 25 de abril a SAVE – Sociedade Amigos de Vila Élida realizou 44º Festa das Mães, em sua sede localizada na Vila Élida em Diadema.

O Colégio Integrado contribuiu com a doação de cestas básicas que foram sorteadas entre os participantes do evento.

A proposta da festa é ajudar famílias carentes de Diadema, oferecendo serviços tais como: corte de cabelo, manicure/pedicure, entre outros.

O evento reúne por volta de 1500 mães que também participam de concursos da Mãe Mais Idosa, Mãe mais jovem, Shows de artista da região, uma forma de valorizar o papel da mulher como líder de família, dona de casa, mãe e todos os papéis que exerce em seu dia a dia.

O Evento é organizado pela vereadora Cida Ferreira, presidente da associação.

Páscoa Solidária 2015

Esse ano a Páscoa no Integrado foi pra lá de especial, ela foi também solidária e cidadã.

Nossos alunos do Infantil I ao 5º ano preparam caixas de chocolate que foram oferecidas às crianças e adolescentes das Instituições Mãos Pequenas, Raio de Luz e Lar São José.

A diferença esse ano foi a experiência vivida por nossos alunos do 5º ano que representando a Educação Infantil e o Fundamental I do Integrado, visitaram as três Instituições e puderam conhecer um pouco sobre a rotina das mesmas:  como atendem as crianças, como são mantidas, suas instalações, atividades realizadas pelos acolhidos e principalmente, porque eles estão nesses abrigos.

Essa experiência foi registrada através de entrevistas realizadas pelos alunos com as responsáveis de cada Instituição, desta forma podendo comparar os pontos em comum e as diferenças entre elas. As entrevistas serão apresentadas para todos os alunos do Fundamental I para que possam conhecer um pouco sobre as Instituições que ajudaram e no futuro se tornarem voluntários e apoiar ações dessa grandeza.

As visitas alcançaram seu objetivo, permitiram aos alunos com seus professores refletirem sobre as condições e necessidades dos acolhidos, a importância de ações voluntárias e como poderão contribuir futuramente com essas e outras Instituições Assistenciais, que ajudar ao próximo está ao alcance de todos e de diversas formas e que cada contribuição por menor que pareça tem um efeito direto no comportamento do individuo e da comunidade que participa.

Para mais informações sobre as instituições acesse: Lar Mãos Pequenas www.larmaospequenas.org.br Raio de Luz https://plus.google.com/109680726608083169518/about?gl=br&hl=pt-BR e Lar São José www.larsaojose.com.br

 

 

Primavera Solidária – Out/14

Mais uma primavera florida!

Como já é de costume, novamente tivemos a honra de participar da Primavera Solidária, evento promovido pela Casa Transitória de Diadema.

Os grupos de dança da Profª Francisca deram um show no palco! Os alunos da Educação Infantil e os professores reapresentaram os números do Sítio do Pica Pau Amarelo!

Confira o show que essa galerinha deu!

Páscoa Solidária – Mar/14

Nesta Páscoa, nossa escola levou um pouco de alegria em forma de chocolate às crianças e idosos das Entidades Parceiras: Lar São José,  Raio de Luz,  Mãos Pequenas e Lar do Ancião.

O Lar do Ancião de Diadema agradeceu imensamente a doação de 28 (vinte e oito) caixas de Bis para a Páscoa dos acolhidos da Instituição.

Aproveitamos a oportunidade em convidá-los a visitarem a entidade, para mais informações ligue para (011) 4057-3100 / 4044-5054, lardoanciao@hotmail.com. lardoanciao@ig.com.br, www.lardoanciao.org.br

Campanha Nota Fiscal Solidária

Pais e Colaboradores do Integrado

Vocês curtem participar de Causas Nobres? Que tal ajudar a Santa Casa de Diadema?

Para isso basta você solicitar a Nota Fiscal Paulista em suas compras e depositá-la na urna que ficará em nossa Secretaria.

Esta simples ação, resultará em recursos financeiros para a realização das melhorias tão necessárias para a Santa Casa.

Contamos com a sua ajuda!

Campanha do Agasalho – Ago/13

Pais, Alunos e Colaboradores do Integrado,

Chegou a hora de aquecermos nossa comunidade!

Quem curte ajudar ao próximo vai participar na nossa Campanha do Agasalho 2013!

Atenderemos neste ano duas entidades assistenciais de acolhimento a crianças e adolescentes de Diadema:

Lar Mãos Pequenas – de 0 a 16 anos

maospequenas

Raio de Luz – de 3 à 15 anos

casadeapoio

A Padaria Sabor do Pão, a Flórida Academia e a Wizard Idiomas são nossas parceiras e patrocinadora culturais dessa importante ação solidária!

Campanha do Colégio Integrado supera as expectativas

A Campanha do Agasalho, que já é realizada há três anos pelo Colégio Integrado, de Diadema, surpreendeu organizadores e entidades filantrópicas auxiliadas pela escola. Encerrada no último dia 22/08, os alunos da instituição de ensino conseguiram arrecadar mais de 10 mil peças de roupas, junto a suas famílias, vizinhos e comunidade. A campanha deste ano […]

Vídeo da Campanha do Agasalho


Tribos do Bem – Trabalhando a cidadania – Jun/12

O Projeto de Estudos dos 5ºs Anos chamado de Tribo do Bem tem por objetivo desenvolver a cidadania e o trabalho voluntário.

6 − quatro =

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − três =